Mercado de Alcanena reabre com apoio do CENTRO 2020

Out 19, 2020 | Sem categoria

Após dois anos encerrado ao público e mais de um milhão e 600 mil euros de investimento, apoiado por fundos da União Europeia, o Mercado Municipal António Galveias Dias, em Alcanena, reabriu ao público com cara renovada.

 

A requalificação beneficiou de uma comparticipação de fundos da União Europeia na ordem dos 850 mil euros, ao abrigo do PARU – Plano de Ação de Regeneração Urbana, através do CENTRO 2020 – Programa Operacional Regional do Centro.

 

A obra veio dar um ar mais moderno ao mercado, construído em 1985, cuja novidade é a existência de um espaço polivalente, que poderá servir para acolher atividades culturais.

 

As bancas no centro do mercado obedecem a todas as recomendações de higiene exigidas pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), bem como as lojas nas laterais do espaço.

 

A área envolvente ao mercado foi também alvo de requalificação e existe já um projeto, que vai avançar em breve para concurso público, para reabilitar a área contígua.

 

A inauguração não foi aberta à população, devido às restrições provocadas pela pandemia de COVID-19, mas os mais curiosos não arredaram pé das imediações do espaço, assistindo à chegada das personalidades convidadas, nomeadamente a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa e o secretário de Estado adjunto e do Desenvolvimento Regional, Carlos Miguel.

 

A presidente da Câmara de Alcanena, Fernanda Asseiceira, aproveitou a presença dos governantes para apontar esta obra como um “bom exemplo” do uso dos fundos europeus. “Este é o contributo que Alcanena dá ao nível da execução do Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU). Temos obra pensada e, acima de tudo, executada”, afirmou.

 

 

Fonte: C.M. Alcanena/O Mirante