A A A

01/03/2021

Metrobus Coimbra | Aprovada execução da Linha do Hospital

O município de Coimbra já aprovou o projeto de execução da Linha do Hospital, que vai ligar em ‘metrobus’ (autocarros elétricos) a Baixa da cidade ao complexo de saúde da cidade, no âmbito do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM).

 

A esta aprovação corresponde a atribuição de um apoio do Fundo de Coesão no valor de 60 milhões de euros e um investimento elegível total no montante de mais de 89 milhões de euros, operacionalizados através do PO SEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

 

O SMM consiste na implementação de um ‘metrobus’, utilizando veículos elétricos a baterias que irão operar no antigo ramal ferroviário da Lousã e na área urbana de Coimbra, ligando esta cidade a Serpins, no concelho da Lousã, com passagem em Miranda do Corvo, numa extensão de 42 quilómetros.

 

Das quatro empreitadas que integram o projeto do SMM, está em curso a obra do troço entre Serpins, na Lousã, e o Alto de São João, em Coimbra, e a abertura da Via Central, no espaço urbano da Baixa. Decorre também o concurso da empreitada do troço Alto de São João – Portagem.

 

A Linha do Hospital faz ligação direta da Baixa e da Linha da Lousã aos Hospitais da Universidade de Coimbra, Instituto Português de Oncologia e Hospital Pediátrico.

 

Os concursos das empreitadas dos restantes troços (Portagem – Coimbra B e Linha do Hospital) "serão lançados durante 2021", adiantou, em janeiro, o gabinete do Ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos.

 

 

 

Fonte: Lusa/POSEUR

Tem dúvidas?
outros conteúdos
Partilhe o site PT2020
Conheça o portal do Portugal 2020! Apoiamos o seu investimento. O sucesso do Portugal 2020 é decisivo para o futuro do nosso país.
Topo