‘Metrobus’ do Mondego vai avançar em Coimbra

Jun 25, 2020 | Sem categoria

A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou o lançamento do concurso para a construção do troço urbano, em Coimbra, do ‘Metrobus’ do SMM – Sistema de Mobilidade do Mondego.

 

A parte da obra que diz respeito à empresa IP, que envolve um investimento de 24 milhões e 320 mil euros, integra uma candidatura a fundos da União Europeia, para uma comparticipação de 85%, no âmbito do PO SEUR – Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

 

A empreitada a concurso compreende a adaptação da ferrovia da Lousã entre a Portagem e o Alto de São João, na cidade de Coimbra, a canal de BRT, no âmbito do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM), baseado em autocarros elétricos, vulgarmente identificado por ‘Metrobus’.

 

A empreitada, cujo concurso público foi lançado pelas três entidades envolvidas (Infraestruturas de Portugal, Águas Centro Litoral e Águas de Coimbra), tem um prazo de execução de 545 dias.

 

O projeto de “adaptação da infraestrutura ferroviária existente no troço urbano do ramal da Lousã, de forma a possibilitar a criação de um serviço de transporte em autocarros de alta capacidade em canal próprio, tipo BRT“, exige, designadamente, o levantamento das estruturas ferroviárias existentes, o tratamento e adaptação da plataforma ferroviária, melhoria da drenagem e estabilização de taludes e estruturas de contenção.

 

A “adaptação dos arruamentos ao canal existente (plataforma) e novo perfil transversal tipo”, a “integração urbana e tratamento paisagístico e adaptação da iluminação pública”, a execução de plataformas de passageiros e a construção de canal técnico são, ainda de acordo com a IP, outros dos trabalhos previstos.

 

O SMM foi a solução adotada pelo Governo, em 2015, para oferecer “uma resposta adequada às necessidades de mobilidade das populações”, na sequência da desativação do ramal da Lousã, há mais de uma década, para dar lugar à criação de um metropolitano ligeiro de superfície em Coimbra e área diretamente servida pela ferrovia (concelhos de Coimbra, da Lousã e de Miranda do Corvo).

 

 

Fonte: MetroMondego/Lusa/POSEUR