A A A

21/04/2021

Navio ‘Mar Profundo’ lançado hoje vai testar tecnologias marítimas

O navio ‘Mar Profundo’, um dos equipamentos da TEC4SEA de apoio ao teste e validação de tecnologias inovadoras, financiado por fundos da União Europeia, é hoje lançado ao mar, em Vila Real de Santo António.

 

Com um custo de 869 mil euros, a construção do navio teve apoio do FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa Operacional NORTE 2020, assim como da FCT através de fundos nacionais.

 

A embarcação da TEC4SEA, a infraestrutura fundada pelo INESC TEC e pelo CINTAL - Centro de Investigação Tecnológica do Algarve, está equipada para apoiar a investigação multidisciplinar marítima e permitirá o acesso rápido ao mar profundo, reduzindo os custos tradicionais associados a este tipo de missões.

 

A TEC4SEA tem a missão de apoiar e acolher a comunidade científica e o tecido industrial, seja nacional ou europeu, no que respeita ao desenvolvimento de tecnologia para a exploração do mar, dos seus recursos vivos e não vivos, potenciando a economia marítima.

 

O evento de lançamento conta com a presença de Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Helena Pereira, Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e José Apolinário, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve).

 

 

Fonte: InestecTec

 

Tem dúvidas?
outros conteúdos
Partilhe o site PT2020
Conheça o portal do Portugal 2020! Apoiamos o seu investimento. O sucesso do Portugal 2020 é decisivo para o futuro do nosso país.
Topo