Número 1 / janeiro - abril 2018
Primeiros resultados do Portugal 2020 Decorrido cerca de metade do período, o Portugal 2020 entrou em velocidade cruzeiro. O impacto é transversal a todos os domínios temáticos. Foram já apoiadas 15 mil empresas no âmbito do sistema de incentivos, 54 mil jovens em estágios, 340 escolas ou 1200 km de extensão de rede de defesa da floresta contra incêndios, já instalada.
A estratégia europeia de crescimento Inteligente, Sustentável e Inclusivo norteia as intervenções no âmbito do Portugal 2020. Portugal tem contribuído para essa estratégia, aproximando-se das metas definidas para 2020 em alguns indicadores emblemáticos.
Facilitada pela diversificação de ofertas profissionalizantes, Portugal diminuiu para menos de metade a taxa de abandono escolar precoce no espaço de 6 anos (de 28% em 2010 para 13,2% em 2017).
Entrevista
Pedro Marques, Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, faz um balanço do Portugal 2020 e levanta o véu sobre a preparação do Portugal 2030
Que balanço faz do Portugal 2020? O Portugal 2020 teve, nos últimos dois anos, e continuará certamente a ter, um papel fundamental na dinamização da economia, no relançamento do investimento público, no apoio aos territórios de baixa densidade e na qualificação dos portugueses, para mencionar apenas quatro das áreas em que os resultados são mais visíveis.
No final de 2017, o Portugal 2020 tinha pago 4,6 mil milhões de euros de fundos da política de coesão, montante que representa 21 % do total programado até 2020. E, se contarmos com os fundos da Agricultura e Desenvolvimento Rural e com as Pescas (FEAMP), então os pagamentos ascendem a 6,2 mil milhões de euros, o que corresponde a 24% do total programado e nos coloca em primeiro lugar no nível de pagamentos
Histórias com valor
Riopele – Economia circular no têxtil português Os tecidos são amigos do ambiente e têm propriedades funcionais como a neutralização de odores, toque suave, desodorizante, antimicrobiano ou antiestático. Com aproveitamento de desperdícios de tecidos e fios dos processos têxteis, a Riopele investe na economia circular.
A experiência quase centenária aliada a um forte investimento em Investigação & Desenvolvimento (I&D), tem permitido à Riopele distinguir-se internacionalmente no setor dos têxteis. Fundada em 1927, a Riopele é uma referência internacional na criação e produção de tecidos para moda e vestuário, sendo parceira privilegiada das principais marcas de moda mundiais, com 97% de exportação da sua produção.
De forma a garantir a sustentabilidade deste sucesso e amplificar a sua competitividade, a Riopele, em parceria com universidades e entidades do sistema científico e tecnológico, integrou no seu negócio o novo paradigma da "economia circular", através do projeto “R4Textiles: Desenvolvimento de têxteis sustentáveis, com base na valorização de resíduos têxteis e agroalimentares”. O apoio é do COMPETE 2020, no valor de 602 mil euros, financiados pelo FEDER.
O novo paradigma da economia circular Redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia. São produtos e serviços economicamente viáveis e ecologicamente eficientes. Economia circular é um conceito estratégico que ultrapassa o âmbito e foco estrito das ações de gestão de resíduos e de reciclagem. Visa uma ação mais ampla, desde o redesenho de processos, produtos e modelos de negócio até à otimização da utilização de recursos.
O QUE HÁ
DE NOVO
Seminário Internacional "Território, Políticas e Governança"
Conheça as principais conclusões de um seminário que juntou especialistas nacionais e internacionais
Campanha "Sabia que...?"
À hora do café, surpreenda-se com os resultados dos apoios dos Fundos da UE em Portugal. Colecione os 10 pacotes de açúcar.
'Volta de Apoio ao Emprego' está de regresso em 2018
Saiba por onde vai passar e como pode beneficiar
Legislação sobre os Fundos da UE
Conheça a nova ferramenta de pesquisa. Agora é mais fácil encontrar o que procura.
Newsletter Mar 2020
Acompanhe as novidades deste Programa e fique a par do que Portugal está a fazer para valorizar o mar e as pescas
Candidaturas Portugal 2020
Conheça os avisos de concursos abertos. Inspire-se e candidate a sua empresa ou organização.
Iniciativa Portugal Inovação Social chega ao Algarve
As iniciativas de inovação e empreendedorismo social podem agora ser cofinanciadas nesta região pelo FSE.
Vem aí… A primeira ALDEIA DA INOVAÇÃO SOCIAL!
Nunca viu nada assim. Uma aldeia do xisto da serra da Lousã vai oferecer-lhe experiências únicas de inovação social.
Tem dúvidas?
outros conteúdos
Partilhe o site PT2020
Conheça o portal do Portugal 2020! Apoiamos o seu investimento. O sucesso do Portugal 2020 é decisivo para o futuro do nosso país.
Topo