Número 3 / setembro a dezembro de 2018
Portugal 2020:
o que muda
com a reprogramação?
Foi apresentada, no passado dia 7, a proposta de reprogramação do Portugal 2020 aprovada por Bruxelas, numa iniciativa que contou com a participação do Primeiro-Ministro, António Costa, do ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques e da Comissária Europeia para a Política Regional, Corina Cretu. Fique a par das principais alterações!
O Portugal 2020 constitui um instrumento essencial na promoção do investimento público e privado, no quadro da estratégia económica de convergência com a União Europeia.
Com a reprogramação, é possível otimizar os recursos disponíveis e transferi-los para as áreas prioritárias ao desenvolvimento do país.
O reforço dos apoios à coesão e competitividade é o grande objetivo deste exercício de reprogramação.
Mais apoios para a qualificação dos portugueses, para a coesão territorial e para as empresas e a sua competitividade.
Entrevista
Duarte Rodrigues
Vice-presidente da AD&C

Portugal no contexto da União Europeia: convergência regional, coesão territorial e desafios de governança
Foi recentemente tornado público o primeiro Relatório do Desenvolvimento & Coesão, produzido pela AD&C, que resulta de um amplo e participado debate nos últimos anos sobre três temas-chave: convergência económica e políticas de desenvolvimento regional; serviços sociais de interesse geral e coesão territorial; e governança multinível em Portugal.
Este relatório procura estimular a reflexão sobre os resultados alcançados por Portugal em matéria de desenvolvimento regional nas últimas décadas e perspetivar os desafios futuros, num contexto de relevantes mutações económicas e sociais e de importantes processos de programação de políticas públicas de cariz estrutural.
Um contributo para Portugal 2030.
Histórias com Valor
Mais qualificação
Maior empregabilidade
Os Centros Qualifica, financiados pelo Fundo Social Europeu (FSE), aumentam os níveis de qualificação e melhoram a empregabilidade da população adulta.
Mais e melhores competências, ajustadas às necessidades do mercado de trabalho, contribuem para um Portugal mais coeso e competitivo.
O investimento nos Centros Qualifica é fundamental para corrigir o atraso estrutural que ainda persiste no país em matéria de qualificação da população adulta, garantindo maior convergência com a realidade europeia. Os centros, apoiados pelo Programa Operacional Capital Humano (POCH), existem nas regiões Norte, Centro e Alentejo. Até 30 de setembro de 2018, foram aprovadas 411 operações, num montante total de 59 M€, dos quais 50,1 M€ financiados pelo FSE.
Integrados no Programa Qualifica, os Centros visam contribuir para o aumento dos níveis de qualificação e melhorar a empregabilidade da população adulta, dotando-a de mais e melhores competências ajustadas às necessidades do mercado de trabalho e de desenvolvimento pessoal, enquanto fator chave para um país mais competitivo e coeso, social e territorialmente.
Joaquim Meira: Competências reconhecidas
47 anos depois
O Programa Qualifica permite a pessoas como Joaquim Meira verem a sua experiência e competências profissionais reconhecidas e validadas. Aos 60 anos, Joaquim Meira está a finalizar o 12º ano de escolaridade. Com o apoio dos fundos da UE, através do POCH, frequentou o Centro Qualifica do Cearte. Entre linhas e dedais, construiu um dos seus sonhos.
Hoje, tem clientes espalhados pelo mundo.
O QUE HÁ
DE NOVO
Próximos Concursos Portugal 2020
Conheça os domínios de intervenção dos concursos a abrir na sequência da reprogramação do Portugal 2020.
Como comunicar projetos apoiados por fundos da União Europeia?
Participe nos seminários AD&C a realizar em Coimbra, no Algarve e na Madeira.
Auxílios de Estado
Saiba mais sobre estes benefícios concedidos pelo Estado. Consulte as apresentações das sessões de esclarecimento realizadas
Mar 2020
Fique a par das novidades do Programa Operacional Mar 2020. Consulte a última edição da newsletter.
Abertura de concursos para avaliações do Portugal 2020
Áreas: Modernização, capacitação da administração pública, economia com baixas emissões de carbono e Iniciativa Emprego Jovem
Roteiro Capital Humano
Conheça testemunhos de beneficiários do POCH. Histórias que inspiram, em várias regiões do país.
Portugal 2020 e os apoios às empresas
Em breve serão divulgados resultados das avaliações sobre a aplicação dos apoios do Portugal 2020 às empresas. Fique atento.
O que a Europa faz por mim?
Saiba o que fundos da União Europeia têm feito por si nas mais diversas áreas da sua vida e na sua região.
Tem dúvidas?
outros conteúdos
Partilhe o site PT2020
Conheça o portal do Portugal 2020! Apoiamos o seu investimento. O sucesso do Portugal 2020 é decisivo para o futuro do nosso país.
Topo