A A A

06/04/2021

Norte de Portugal e Galiza apostam na produção de patentes conjuntas

A primeira convocatória do Programa IACOBUS Patentes está aberta até ao dia 30 de abril com uma dotação financeira de 40 mil Euros, para impulsionar a obtenção de patentes conjuntas, de investigadores da Galiza e do Norte de Portugal, vinculados a universidades e instituições de ensino superior da Eurorregião.

 

As candidaturas poderão ser apresentadas sob a forma de solicitações de patente ou a concessões do certificado (título de registro da patente), realizadas conjuntamente entre, pelo menos, um inventor de uma instituição da Região Norte e outro inventor de uma instituição galega, até 31 janeiro de 2021.

 

O apoio concedido irá até um máximo de 4 mil Euros por patente ou por solicitação de patente, repartidos a 50 por cento entre as instituições dos dois candidatos.

 

Com esta nova iniciativa, o AECT - Agrupamento Europeu de Cooperação Territrial Europeia da Eurorregião pretende:

 

  • Favorecer o grande esforço de valorização económica necessário para a investigação de novos produtos ou serviços com aplicação industrial;

 

  • Estimular a proteção internacional da tecnologia, assim como fomentar a proteção das invenções portuguesas e galegas através de patentes;

 

  • Contribuir para a melhoria da competitividade das instituições na procura de mercados internacionais;

 

  • Impulsionar a presença da Eurorregião Galicia - Norte de Portugal no âmbito das listas de pedidos de patentes internacionais e, dessa forma, promover a sua notoriedade nas redes de atração de capital risco de base tecnológica.

 

O Programa IACOBUS tem como objetivo principal fomentar a cooperação e o intercâmbio entre os recursos humanos de Universidades, instituições de ensino superior e centros tecnológicos da Euroregião Galicia – Norte de Portugal - Professores; Investigadores; Pessoal de Administração e Serviços (PAS); Gestores da Inovação; Técnicos de I+D+i, facilitando a partilha de atividades formativas, de investigação e de divulgação. 

 

Para mais informações sobre as candidaturas consulte o site do IACOBUS.

 

 

 

Fonte: Iacobus/CCDRN

Tem dúvidas?
outros conteúdos
Partilhe o site PT2020
Conheça o portal do Portugal 2020! Apoiamos o seu investimento. O sucesso do Portugal 2020 é decisivo para o futuro do nosso país.
Topo