A A A

30/03/2020

Nova ETAR em Melgaço atingirá 93% de cobertura de saneamento

A nova ETAR de Melgaço, cofinanciada pelo PO SEUR, deverá estar concluída até final de maio e quando entrar em funcionamento alcançará uma cobertura populacional muito próxima dos 93%.

 

Num investimento de 167.977,50€, este equipamento irá tratar os efluentes domésticos dos cerca de 350 habitantes residentes, estando também preparado para tratar a população flutuante, o que resulta num dimensionamento para aproximadamente 700 habitantes equivalentes.

 

Com esta obra, Melgaço vê assim concluído o “Saneamento à freguesia de Paços”, num investimento total estimado de 704.728 EUR com um custo total elegível de 652.533 EUR e comparticipação do Fundo de Coesão, através do PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no uso de Recursos, de  554.653,05 EUR. 

 

Este projeto cobre, com rede de saneamento público, praticamente toda a área populacional da antiga freguesia de Paços e ainda abrange o lugar da Esquipa, da freguesia de Cristóval.

 

Concretiza a implantação de 12.661 metros lineares de coletores, a construção de 282 ramais de ligação às habitações, a instalação de duas Estações Elevatórias e, por fim, a ETAR, na qual se efetuará o tratamento de todo o efluente. Abrangerá os 347 habitantes residentes.

 

Prevê-se que a rede de saneamento de Paços e a correspondente ETAR, estejam em funcionamento até ao final deste ano.

 

Após aprovação de 14 candidaturas do Ciclo Urbano da Água, num importante apoio do Fundo de Coesão (mais de dois milhões e duzentos mil euros), cerca de 3 milhões de euros é o valor do investimento do município nas redes de abastecimento de água e de saneamento.

 

No que respeita às coberturas das redes de abastecimento e água (tendo em consideração a população residente), o município, antes destas intervenções do ciclo urbano de água, tinha uma cobertura de 98,3%. Após as intervenções, ficará com uma cobertura de 99,9%.

 

Relativamente às coberturas das redes de saneamento (tendo em consideração a população residente), o município antes apresentava 87,7%. Quando o presente sistema entrar em funcionamento, o concelho de Melgaço alcançará uma cobertura populacional de 92,6% com rede pública de saneamento.

 

 

Fonte: Caminhense/POSEUR

 

 

Tem dúvidas?
outros conteúdos
Partilhe o site PT2020
Conheça o portal do Portugal 2020! Apoiamos o seu investimento. O sucesso do Portugal 2020 é decisivo para o futuro do nosso país.
Topo