Oficina do Brinquedo vai avançar em Valongo

Jul 14, 2020 | Sem categoria

O município de Valongo vai investir 2,8 milhões de euros nos trabalhos de construção da Oficina de Promoção do Brinquedo Tradicional Português, um projeto há muito esperado, que terá apoio do Programa Operacional NORTE 2020.
 

De acordo com a autarquia a intervenção vai nascer na antiga escola de Cabeda, em Alfena, sendo que 85% do investimento a realizar assenta em fundos da União Europeia.
 

“Temos muita esperança neste projeto que vai associar a modernidade à memória e à tradição”, sublinha o município valonguense, que acrescenta que “a construção da Oficina de Promoção do Brinquedo Tradicional Português é uma peça fundamental para a promoção do Município de Valongo através das suas marcas identitárias”.

 

“Mais do que recordar a história, este projeto pretende preservar o saber fazer de gerações com abordagens inovadoras”, sublinha José Manuel Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Valongo, referindo que “sejam de madeira, metal ou plástico injetado, ninguém fica indiferente aos brinquedos de outros tempos, que se fabricaram e ainda fabricam não só em Alfena mas também em Ermesinde”.

Para o executivo municipal, “esta foi mais uma batalha dura que conseguimos ganhar, pois só podíamos avançar com uma obra desta envergadura com financiamento comunitário. Com este projeto, que foi o mais complexo de todos, vamos conseguir executar a 100 por cento o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Município de Valongo, financiado pelos fundos europeus do Programa Norte 2020”.

 

A futura Oficina de Promoção do Brinquedo Tradicional Português terá trabalho ao vivo permanente, visitas guiadas interactivas, oficinas formativas, encontros temáticos, um núcleo de indústrias criativas ligadas ao brinquedo didáctico de madeira e serviços educativos.

 

Serão recriados ambientes oficinais associados ao brinquedo de chapa e plástico e será incluído espólio museológico fora do comum.

 

Inspirado nas formas geométricas, o espaço incluirá uma galeria, bem como uma sala multiusos e a envolvente será adaptada para encontros de colecionadores, workshops, arranjo de peças, atividades de dinamização através da ação das indústrias criativas e exposições temporárias de espólios pessoais.

 

 

 

Fonte: Construir/CMValongo