Parlamento Europeu aprova nomeação de Christine Lagarde para presidente do BCE

Set 18, 2019 | Sem categoria

O Parlamento Europeu (PE) deu hoje luz verde à nomeação de Christine Lagarde para a presidência do BCE – Banco Central Europeu com 394 votos a favor, 206 contra e 49 abstenções.

 

O plenário seguiu, assim, o parecer da Comissão Parlamentar dos Assuntos Económicos e Monetários, que ouviu a candidata a presidente do BCE no dia 4 de setembro.

 

A votação em plenário, que se realizou por escrutínio secreto, foi precedida de um Debate.

 

O presidente do BCE é nomeado pelo Conselho Europeu (Chefes de Estado e de Governo da UE), deliberando por maioria qualificada, por recomendação do Conselho da UE e após consulta ao Parlamento Europeu e ao Conselho do BCE, de acordo com o artigo 283.º do Tratado sobre o Funcionamento da UE.

 

A duração do respetivo mandato é de oito anos, não renováveis.

 

ETAPAS DA NOMEAÇÃO

 

Em 2 de julho, o Conselho Europeu considerou que Christine Lagarde era a candidata adequada para o cargo de presidente do BCE, no âmbito de um acordo sobre as designações para os mais altos cargos da UE.

 

Em 9 de julho, o Conselho da UE adotou uma Recomendação sobre esta nomeação, formalizando o acordo alcançado pelos líderes europeus. Estes deverão tomar uma decisão formal sobre a nomeação de Lagarde na Cimeira Europeia de 17 e 18 de outubro, depois de terem consultado o Parlamento Europeu (Relatório hoje aprovado em plenário) e o Conselho do BCE.

 

O mandato do atual presidente do BCE, Mario Draghi, termina em 31 de outubro, devendo a nova presidente tomar posse no dia 1 de novembro.

 

Fonte: PE