A A A

20/09/2019

Pinhal Interior de Leiria recebe 17 milhões para revitalização pós incêndios

A iniciativa Portugal Inovação Social aprovou 17 projetos no âmbito do concurso Parcerias para o Impacto, dirigido em exclusivo à região do Pinhal Interior para promover a sua revitalização, na sequência dos incêndios de 2017.

 

Entre os 17 projetos finalistas destacam-se dois que procuram “atenuar a precariedade económica e social do Pinhal Interior diretamente causada pelos incêndios de 2017”.

 

O projeto ‘Elos com Futuro’, da Santa Casa da Misericórdia de Figueiró dos Vinhos, irá implementar uma ação de apoio ao luto envolvendo 417 destinatários dos municípios de Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pera e Pedrogão Grande.

 

Esta iniciativa pretende “apoiar a pessoa em luto não só na perspetiva pessoal como na perspetiva de capacitar mais de 160 pessoas para o apoio ao luto, entre colaboradores das instituições parceiras e pessoas em luto, através de ações específicas”, refere uma nota de imprensa da Portugal Inovação Social.

 

O projeto ‘Abrigo e Horta’, promovido pela Associação Causa - Unidos por uma casa, irá apoiar os agricultores de Arganil, Castanheira de Pera e Oleiros a retomar a sua atividade económica, e principal fonte de subsistência, através da construção de 53 abrigos e hortas.

 

Ambos os projetos estarão vigentes ao longo de três anos.
 

Num total de 1,7 milhões de euros, os projetos aprovados distribuem-se pelas áreas da Educação, Emprego, Inclusão Social, Proteção Social e Saúde.

 

Vão ser implementados nos concelhos de Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, Arganil, Lousã, Miranda do Corvo, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penela, Tábua e Vila Nova de Poiares, no distrito de Coimbra, Mação, no distrito de Santarém, e Oleiros, no distrito de Castelo Branco, sendo que 12 municípios co investiram montantes próprios.


De referir que a dotação inicial de 1 milhão de euros do concurso foi ultrapassada, tendo sido destinados a estes projetos 1,7 milhões de euros de financiamento proveniente do FSE - Fundo Social Europeu, a que se somam 700 mil euros de investimento social, mobilizado através das 61 parcerias firmadas totalizando 2,4 milhões de euros de investimento total.

 

 

Fonte: PIS/Jornal Leiria

Tem dúvidas?
outros conteúdos
Partilhe o site PT2020
Conheça o portal do Portugal 2020! Apoiamos o seu investimento. O sucesso do Portugal 2020 é decisivo para o futuro do nosso país.
Topo