A A A

29/07/2019

PO SEUR apoia projeto para redução de perdas de água em Silves

A candidatura ao PO SEUR - Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, relativa à Operação «Controlo e Redução de Perdas no Sistema de Abastecimento de Água do Município de Silves», foi aprovada a 9 de julho, sendo a única Câmara do Algarve que o conseguiu até ao momento.

 

O investimento ascende a 1,4 milhões de euros, beneficiando da contribuição do FEDER/Fundo de Coesão, no montante de 559 mil euros.

 

A operação inclui as seguintes componentes e ações:

 

  • Controlo e redução de perdas no sistema de abastecimento de água (empreitada «Dispositivos de controlo e redução de perdas no sistema de abastecimento de água»), no montante de um milhão de euros, contemplando a criação e gestão de Zonas de Medição e Controlo, Zonas de Gestão de Pressões, etc.;
  • Substituição de condutas com perdas elevadas (remodelação da rede de abastecimento de água da Av. General Humberto Delgado à Rua Maria José Correia – Armação de Pêra, com empreitada já concluída;
  • Passagem de condutas de abastecimento de águas e esgotos sobre o Rio Arade, com empreitada já adjudicada; 
  • Equipamentos de pesquisa ativa de fugas (aquisição de correlador acústico e de loggers acústicos – com procedimento adjudicado;
  • Equipamentos de inspeção visual de condutas (vídeoscópio), com procedimento adjudicado;
  • Equipamentos de comunicação e centro de supervisão (Centro de Comando), com a integração do sistema de telegestão e telemetria, com concurso a decorrer.

 

São objetivos da operação a otimização e gestão eficiente dos recursos e infraestruturas existentes, garantindo a qualidade do serviço prestado às populações, a sustentabilidade do sistema de abastecimento e dos recursos hídricos, no âmbito do ciclo urbano da água.

 

A operação com candidatura aprovada integra o Plano Estratégico de Redução de Perdas do Município de Silves, que se desenvolverá em dois períodos consecutivos de cinco anos, contemplando objetivos intermédios e finais, dando particular combate às roturas não visíveis que são as mais relevantes. 

 

A execução física da candidatura representará um salto qualitativo na intervenção autárquica e a alteração radical do paradigma de gestão da água do Município de Silves, tornando-a proativa, ao invés de reativa, através da implementação de uma estratégia de controlo ativo de perdas, em simultâneo com o uso de alta tecnologia e de modelos organizacionais avançados.

 

O projeto proporcionará o conhecimento profundo das infraestruturas, a visão integrada das redes e a gestão sistémica, determinantes para uma estratégia municipal de uso eficiente da água e de redução de perdas.

 

 

Fonte: Algarve Informativo/POSEUR

Tem dúvidas?
outros conteúdos
Partilhe o site PT2020
Conheça o portal do Portugal 2020! Apoiamos o seu investimento. O sucesso do Portugal 2020 é decisivo para o futuro do nosso país.
Topo