A A A

07/08/2020

Porto de Sines lança concurso para expansão do Terminal XXI

A PSA Sines lançou o concurso para a Expansão do Terminal XXI no Porto de Sines, num investimento de 16,5 milhões de euros, cofinanciado pelo Programa Operacional COMPETE 2020.

 

A obra integra um projeto aprovado pelo COMPETE 2020 e beneficiará de financiamento comunitário, através do Fundo de Coesão, em cerca de 25 milhões de euros.

 

O prazo para a entrega de propostas decorre até 30 de agosto e a obra tem um prazo de execução de 330 dias.

 

A Administração do Porto de Sines (APS) adiantou que a fase de ampliação do Terminal de Contentores, a cargo da concessionária PSA Sines, “compreende a construção de mais 204 metros de cais” para “dotar o terminal de um cais corrido com 1.150 metros até ao final de 2021, representando um investimento de 16,5 milhões de euros”.

 

“Esta é a primeira fase de expansão após processo de renegociação da concessão do Terminal XXI que, na sua configuração final, apresentará um cais com 1.750 metros a serem construídos de forma faseada”, refere.

 

Este investimento vai “reforçar a capacidade” do Terminal XXI, permitindo a escala de “vários navios ‘megacarriers’ em simultâneo e assim aumentar a sua oferta operacional”.

 

O Terminal XXI está inserido nas principais rotas marítimas internacionais nas quais estão alocados os maiores navios de contentores do mundo em operação.

 

 

Fonte: Lusa/Eco

Tem dúvidas?
outros conteúdos
Partilhe o site PT2020
Conheça o portal do Portugal 2020! Apoiamos o seu investimento. O sucesso do Portugal 2020 é decisivo para o futuro do nosso país.
Topo