A A A

28/10/2020

Portugal assina contrato com Programa SURE para apoio ao Emprego

O Programa SURE de apoio ao emprego será financiado por um empréstimo da Comissão Europeia a Portugal no valor de 5,9 mil milhões de euros, cujo contrato foi já assinado.

 

O ministro das Finanças, João Leão, assinou esta segunda-feira o contrato de empréstimo para o programa SURE, para apoio ao emprego, no montante de 5,9 mil milhões de euros, de acordo com um comunicado esta terça-feira divulgado.

 

O SURE é o instrumento europeu de apoio temporário para atenuar os riscos de desemprego numa situação de emergência, que irá permitir o financiamento de medidas de apoio à manutenção dos contratos de trabalho e outra despesa relativa à saúde no trabalho, no âmbito da resposta à crise provocada pela pandemia da COVID-19.

 

O Ministério das Finanças adiantou ainda que o contrato assinado esta segunda-feira “já foi remetido à Comissão Europeia, estimando-se nesta altura que cerca de metade dos fundos sejam desembolsados em 2020 (três mil milhões de euros), diminuindo a necessidade de outras fontes de financiamento”.

 

Citado na mesma nota, João Leão disse que o SURE “é um passo muito importante de solidariedade ao nível da União Europeia e representa uma oportunidade única para Portugal diversificar as suas fontes de financiamento, com condições mais favoráveis e juros mais baixos para o país”.

 

 

Fonte: CE/Lusa

Tem dúvidas?
outros conteúdos
Partilhe o site PT2020
Conheça o portal do Portugal 2020! Apoiamos o seu investimento. O sucesso do Portugal 2020 é decisivo para o futuro do nosso país.
Topo