A A A

16/11/2020

Portugal Blue, novo fundo para estimular Economia Azul

Portugal Blue é um novo programa de investimento do FEI - Fundo Europeu de Investimento e da IFD - Instituição Financeira de Desenvolvimento, que pretende alavancar investimentos na área da Economia Azul em Portugal.

 

A nova parceria, Portugal Blue, conta com um financiamento de 25 milhões de euros de cada uma das instituições e deverá ainda atrair capital privado de investidores institucionais alinhados com as prioridades de ação climática, bem como com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelas Nações Unidas.

 

O Fundo Europeu de Investimento (FEI) é uma subsidiária do Grupo Banco Europeu de Investimento. Tem por missão essencial apoiar as micro, pequenas e médias empresas da Europa, ajudando-as a aceder ao financiamento.

 

O Fundo Azul é um mecanismo público de incentivo financeiro dedicado ao desenvolvimento do setor de economia azul em Portugal, cuja gestão estratégica é da competência do Ministério do Mar e do Ministério das Finanças.

 

Deste modo, no total, o Portugal Blue pretende mobilizar mais de 75 milhões de euros entre capital privado, público e europeu para fomentar o ecossistema da economia azul portuguesa, disponibilizando capital de risco e expansão a mais de 30 empresas, em todos os estágios de desenvolvimento.

 

Portugal Blue irá selecionar até dois fundos portugueses dedicados à economia do mar que prossigam objetivos de impacto climático positivo e desenvolvimento sustentável.

 

O programa de investimento cobrirá até 70% da dimensão dos fundos selecionados, com o intuito de potenciar a capacidade crítica da plataforma local da economia azul.

 

O programa irá selecionar uma ou duas equipas a operar a partir de Portugal, dotadas de um conhecimento do ecossistema azul português e que se proponham a atuar em conformidade com os Princípios Financeiros da Economia Azul Sustentável.

 

O FEI será responsável pela seleção das equipas de investimento, estando já a decorrer a fase de candidaturas na sequência do lançamento de um convite público à manifestação de interesse.

 

Saiba mais sobre o Portugal Blue.

 

 

Fonte: EIF/IFD

 

Tem dúvidas?
outros conteúdos
Partilhe o site PT2020
Conheça o portal do Portugal 2020! Apoiamos o seu investimento. O sucesso do Portugal 2020 é decisivo para o futuro do nosso país.
Topo