A A A

15/10/2020

Portugal vence nos Prémios RegioStars 2020

O Instituto Pedro Nunes, em Coimbra, é um dos Vencedores dos Prémios RegioStars 2020, anunciados ontem pela Comissão Europeia, no âmbito da 18.ª edição da Semana Europeia das Regiões e Cidades.

 

A Comissão Europeia atribui anualmente estes prémios a projetos financiados pela União Europeia que demonstram excelência e novas abordagens no âmbito do Desenvolvimento Regional.

 

PORTUGAL VENCE NA CATEGORIA 1 - “TRANSIÇÃO INDUSTRIAL PARA UMA EUROPA INTELIGENTE”

 

O Centro ESA Space Solutions Portugal, localizado no Instituto Pedro Nunes, em Coimbra, procura formas de usar as tecnologias espaciais para resolver problemas na Terra.

 

Através do Projeto ESA-BIC, foram identificadas mais de 30 tecnologias espaciais como tendo potencial comercial em mercados não espaciais.

 

Para realizar a sua missão, o Centro tornou-se o primeiro na Europa a implementar os três instrumentos da Agência Espacial Europeia para o crescimento económico regional e o desenvolvimento de oportunidades de negócio a jusante: o Centro de Incubação de Negócios da ESA (ESA Business Incubation Centre), a Rede de Transferência de Tecnologia da ESA (ESA Technology Transfer Brokers) e a Plataforma de Embaixadores de Aplicações da ESA (ESA Business Applications Ambassadors).

 

Trata-se de um projeto baseado na Região Centro de Portugal que ajudou os empreendedores e as PME a gerar novos negócios e inovação apoiando o seu acesso a tecnologias espaciais e dados de satélites e a sua utilização.

 

Estão a ser utilizadas soluções de alta tecnologia espacial para criar novos produtos e serviços em setores como o Transporte e a Logística, a Saúde, a Agricultura e o Ambiente.

 

Nos seus primeiros cinco anos de atividade, o projeto ESA-BIC Portugal ajudou a gerar mais de 11,5 milhões de euros em vendas e volume de negócio, criando 30 start-ups e cerca de 100 postos de trabalho altamente qualificados.

 

Saiba mais sobre todos os Vencedores RegioStars 2020.

 

Assista ao VIDEO - ESA BIC Portugal.

 

 

 

Fonte: CE-RegioStars2020

 

Tem dúvidas?
outros conteúdos
Partilhe o site PT2020
Conheça o portal do Portugal 2020! Apoiamos o seu investimento. O sucesso do Portugal 2020 é decisivo para o futuro do nosso país.
Topo