A A A

24/09/2020

Portugueses vencem Prémios Horizonte 2020

Maria Fátima Lucas e o projeto INVISIBLE, ambos portugueses, são dois dos distinguidos anunciados recentemente no decurso das Jornadas Europeias da Investigação e Inovação.

 

Maria Fátima Lucas, cofundadora e diretora executiva da Zymvol Biomodeling, uma empresa que desenvolve, por via informática, enzimas industriais aplicando uma modelização molecular, está entre as quatro vencedoras da edição do Prémio da UE para Mulheres Inovadoras de 2020.

 

O prémio é financiado ao abrigo do Horizonte 2020, o Programa de Investigação e Inovação da União Europeia.

 

Já o projeto INVISIBLE da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova, coordenado pela cientista Elvira Fortunato, é um dos projetos vencedores da segunda edição do Prémio Horizon Impact dedicado a projetos financiados pela UE que tenham criado um impacto societal em toda a Europa e mais além.

 

Este projeto desenvolveu o primeiro ecrã transparente, dando origem a uma nova área tecnológica, com inúmeras aplicações numa vasta gama de indústrias. Ser pioneiro europeu neste domínio é um exemplo de liderança científica verdadeiramente global.

 

Assista aqui aos VÍDEOS dos vencedores.

 

PRESIDENTE DA REPÚBLICA FELICITA ELVIRA FORTUNATO

 

Também o Presidente da República felicitou a cientista Elvira Fortunato pelo Prémio Horizon Impact da Comissão Europeia, o qual reconhece um trabalho inovador e de grande significado na área dos materiais.

 

Este prémio enaltece ainda mais uma carreira por todos reconhecida como pioneira e notável, mostrando a importância da investigação fundamental e da sua capacidade para dar contributos de grande significado para múltiplas áreas económicas e sociais.

 

O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa aproveitou para felicitar todos os colaboradores da Professora Elvira Fortunato e todas as instituições que a apoiaram ao longo dos anos, salientando o significado do prémio enquanto reconhecimento da ciência portuguesa e da afirmação do papel das mulheres cientistas.

 

 

Fonte: CE/PresidenciaRepública

Tem dúvidas?
outros conteúdos
Partilhe o site PT2020
Conheça o portal do Portugal 2020! Apoiamos o seu investimento. O sucesso do Portugal 2020 é decisivo para o futuro do nosso país.
Topo