A A A

21/01/2021

POSEI assegurado até 2022 mas depois terá corte de 3,9%

O POSEI - Regime de Apoio às Regiões Ultraperiféricas terá um corte de 3,9%, no quadro comunitário que vigora até 2027, embora seja mantido nos próximos dois anos, conforme anunciado.

 

“Temos uma diferença em relação ao que foi inicialmente previsto – a manutenção. Portugal, em sede de negociação do quadro financeiro, defendeu a manutenção deste envelope financeiro. Não foi possível. Há uma diminuição de cerca de 3,9%”, indicou a Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, na comissão parlamentar de Agricultura e Mar.

 

No entanto, assegurou que foi garantida a manutenção do POSEI no corrente ano e em 2022 para Portugal (Açores e Madeira), e restantes RUP - Regiões Ultraperiféricas.

 

Em 2021, “será mantido pelas receitas afetas, ao nível do financiamento, das sobras do FEAGA - Fundo Europeu de Garantia Agrícola” e em 2022 será assegurado pelas dotações nacionais dos pagamentos diretos de cada Estado.

 

Este regime apoia as Regiões Ultraperiféricas da União Europeia face à sua insularidade, pequena dimensão, topografia difícil ou ao clima, bem como as economicamente dependentes de alguns produtos, de acordo com o site da Comissão Europeia.

 

 

Fonte: CE/POSEI

Tem dúvidas?
outros conteúdos
Partilhe o site PT2020
Conheça o portal do Portugal 2020! Apoiamos o seu investimento. O sucesso do Portugal 2020 é decisivo para o futuro do nosso país.
Topo