A A A

08/10/2021

Prevenção da Fraude com Fundos UE | Assista ao encontro

Realizou-se hoje o evento online e presencial ‘Accountability e democratização das instituições - Prevenção da fraude’, nas instalações da Nova SBE em Carcavelos. Se não teve oportunidade, ASSISTA AGORA ao encontro sobre Prevenção da Fraude com Fundos da União Europeia.

 

Promovido pelo Think Tank - Iniciativa Antifraude que visa a boa utilização dos recursos financeiros da União Europeia (UE), o evento constituiu uma oportunidade para conhecer os projetos desenvolvidos no âmbito da prevenção da Fraude com Fundos da UE.

 

AD&C - Agência para o Desenvolvimento e Coesão, que é parte integrante deste Grupo de Reflexão, esteve representada pelo seu Presidente, Nuno Santos, que afirmou ser “necessário para progredir nesta reflexão, mais dados, mais objetivos e menos perceções" pois “há um país que tem de melhorar o bom uso dos fundos europeus”.

 

Proteger os Fundos da União Europeia contra ações ilícitas, é o propósito do Think Tank, criado pelo DCIAP, e do qual a AD&C é parte integrante, entre outras entidades de várias áreas de conhecimento.

 

Assista ao depoimento de Nuno Santos sobre o grupo de reflexão Think Thank:


                            (clique para aceder)

 

Daniel Traça, Professor da NOVA SBE, abriu este encontro avançando desde logo que Portugal tem de “investir com transparência e investir com impacto”.

 

 

Na Abertura participaram ainda o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e Lucília Gago, Procuradora-Geral da República.
 

Marcelo Rebelo de Sousa deu os parabéns à constituição do Think Thank como grupo de reflexão importante já que “o sucesso da execução dos fundos irá ditar o futuro do país e requer a nível nacional um sistema de controlo credível que previna a fraude e a corrupção”.

 

“Temos de criar mecanismos preventivos que dissuadam possíveis infratores, o que passa muito pelas regras de contratação pública. O trabalho em rede é fundamental nesta área” afirmou o Presidente, avançando que “os portugueses têm direito a exigir mecanismos de prevenção da fraude de uma forma tangível e percetível”.

 

“O combate contra a fraude e a corrupção é uma grande causa e a boa execução dos fundos europeus torna-se fundamental” rematou.

 

ASSISTA AOS TEMAS DE DEBATE que foram divididos em três painéis com os respetivos oradores:

 

PAINEL 1 | O Think Tank: Projetos e Perspetivas com Ana Carla Almeida - Procuradora da República no DCIAP, Ricardo Paes Mamede - Economista e Professor do ISCTE, Lénia Mestrinho - Diretora Executiva, Nova SBE Data Science Knowledge Center, António Ferreira dos Santos - Inspetor-Geral, IGF, e Margarida Mós, NAT.

 

PAINEL 2 | PRR, Impacto e Accountability com Daniel Traça - Professor na Nova SBE, Ricardo Paes Mamede - Economista e Professor do ISCTE, António Costa Silva - Presidente Comissão de Acompanhamento - PRR, e  Zsolt Darvas, Bruegel – Think Tank europeu especializado em economia.

 

PAINEL 3 | Accountability e democratização das instituições – Prevenção da fraude  com Alberto Alemanno - Professor Jean Monnet de Direito da UE, HEC Paris, Paulo de Almeida Sande - Advogado, e Susana Peralta - Professora na Nova SBE.

  

Consulte aqui o PROGRAMA.

 

 

 

Fonte: ThinkTank

 

Tem dúvidas?
outros conteúdos
Partilhe o site PT2020
Conheça o portal do Portugal 2020! Apoiamos o seu investimento. O sucesso do Portugal 2020 é decisivo para o futuro do nosso país.
Topo