A A A

19/02/2021

Previsões Económicas do Inverno 2021

As Previsões económicas do inverno de 2021 da Comissão Europeia apontam para um crescimento da economia na área do euro de 3,8 % em 2021 e em 2022.

 

No que respeita à economia da União Europeia, as previsões apontam para um crescimento de 3,7 %, em 2021, e de 3,9 %, em 2022.

 

A Europa continua a braços com a pandemia de coronavírus. O aumento do número de casos, juntamente com o aparecimento de novas estirpes, mais contagiosas, do coronavírus, obrigaram muitos Estados-Membros a reintroduzir ou a reforçar as medidas de contenção. Ao mesmo tempo, o início dos programas de vacinação em toda a UE permite um otimismo prudente.

 

O crescimento económico deverá retomar aquando do aligeiramento das medidas de contenção

 

Prevê-se que as economias da área do euro e da UE atinjam os seus níveis de produção anteriores à crise mais cedo do que o antecipado nas Previsões económicas do outono de 2020,em grande medida devido a um dinamismo de crescimento mais forte do que o previsto no segundo semestre de 2021 e em 2022.

 

Após um forte crescimento observado no terceiro trimestre de 2020, a atividade económica registou uma nova contração no quarto trimestre quando uma segunda vaga da pandemia levou à adoção de novas medidas de contenção. Com essas medidas ainda em vigor, no primeiro trimestre de 2021 as economias da UE, bem como as da área do euro, deverão registar uma contração.

 

O crescimento económico deverá retomar na primavera e intensificar-se no verão, à medida que os programas de vacinação forem avançando e que as medidas de contenção forem sendo gradualmente aligeiradas. A recuperação deverá também ser apoiada pela melhoria das perspetivas para a economia mundial.

 

O impacto económico da pandemia continua a ser variável consoante os Estados-Membros, prevendo-se que a rapidez da recuperação varie igualmente de forma significativa entre eles.

 

Saiba mais aqui.

 

Fonte: CE

Tem dúvidas?
outros conteúdos
Partilhe o site PT2020
Conheça o portal do Portugal 2020! Apoiamos o seu investimento. O sucesso do Portugal 2020 é decisivo para o futuro do nosso país.
Topo