A A A

20/09/2019

PRODERAM 2020 gera investimentos de quatro milhões na Madeira

Cinco jovens contam com uma verba de fundos da União Europeia que oscila entre os 12 e os 35 mil euros, para efetuar o primeiro investimento agrícola, conforme anunciado na cerimónia de entrega das 34 candidaturas aprovadas pelo PRODERAM 2020 - Programa de Desenvolvimento Rural da Região Autónoma da Madeira, para investimentos de média dimensão.
 

Marco Gonçalves, gestor do PRODERAM 2020, destacou o valor global de investimentos, alusivos a estas candidaturas, na ordem dos 3,9 milhões de euros; quanto aos apoios concedidos, acrescentou, rondaram os 2,3 milhões de euros.
 

A sublinhar que estas candidaturas dizem respeito a 29 investimentos em explorações agrícolas, acima dos 10 mil euros, e a outras cinco ajudas ao arranque da atividade para os jovens agricultores (86 mil euros).
 

Presente na ocasião, o secretário regional da Agricultura e das Pescas, Humberto Vasconcelos, informou que os investimentos serão efetuados em concelhos como Câmara de Lobos, Ribeira Brava, Ponta do Sol, Porto Moniz e Calheta, no âmbito de projetos nas áreas da pecuária, novas culturas em estufas, avicultura, modernização de áreas existentes, entre outros, que irão abranger quase todas as culturas regionais.

 
Estes projetos "criam empregos diretos e indiretos cuja contabilização irá depender da evolução dos investimentos", referiu o secretário, assegurando que na área da agricultura serão criados diversos postos de trabalho.


À margem da cerimónia, Humberto Vasconcelos enfatizou os cinco jovens que através dos fundos da UE têm acesso, a fundo perdido, a uma verba que oscila entre os 12 e os 35 mil euros para que efetuem o primeiro investimento agrícola, em terrenos próprios ou arrendados.


A esse propósito, o secretário declarou constatar um interesse crescente dos jovens pela agricultura com o objetivo de modernizar as áreas de cultura dos pais ou de iniciar os seus próprios projetos.

 

A "melhoria de estufas" foi também destacada como um "trabalho muito positivo" desenvolvido em articulação entre a Secretaria Regional da Agricultura e os técnicos do PRODERAM.
 

 

Fonte: Proderam/JM
 

 

Tem dúvidas?
outros conteúdos
Partilhe o site PT2020
Conheça o portal do Portugal 2020! Apoiamos o seu investimento. O sucesso do Portugal 2020 é decisivo para o futuro do nosso país.
Topo