A A A

18/02/2021

Programa ‘Bairros Saudáveis’ alarga prazo de conclusão até abril de 2022

O prazo de conclusão do Programa interministerial Bairros Saudáveis, que surgiu no contexto da pandemia da COVID-19, foi estendido até ao dia 30 de Abril de 2022.

 

A autorização dada pela Resolução do Conselho de Ministros 10-A/2021, publicada ontem em Diário da República, é consequência natural do pedido de prorrogação feito pelo júri, para poder analisar o elevado número de propostas.

 

O Programa recebeu 774 candidaturas de projetos, provenientes de territórios localizados em 596 freguesias, o que representa 21% de todas as freguesias do continente e está já publicado um MAPA INTERATIVO com informação de todas as candidaturas.

 

Contabilizando os pedidos de apoio feitos nestas candidaturas, os projetos ascendem aos 30,4 milhões de euros, o triplo da dotação disponível, e que é apenas de dez milhões de euros.

 

A prorrogação do prazo de análise das candidaturas implica a extensão da duração do prazo de conclusão do programa, inicialmente prevista de 12 a 18 meses, até 30 de Abril de 2022, “por forma a não encurtar o prazo de execução dos projetos que venham a ser financiados”, lê-se na resolução do Conselho de Ministros.

 

O Programa Bairros Saudáveis foi criado com a finalidade de dinamizar parcerias e intervenções locais de promoção da saúde e da qualidade das comunidades territoriais através do apoio a projetos apresentados por associações, coletividades, organizações não-governamentais, movimentos cívicos e organizações de moradores, em colaboração com as autarquias e as autoridades de saúde.

 

A Resolução do Conselho de Ministros agora publicada refere ainda que os encargos decorrentes deste programa podem vir a ser financiados, “na medida em que a despesa for elegível, no âmbito dos instrumentos financeiros do ‘Next Generation EU’, designadamente no ‘REACT-EU’ e no Instrumento de Recuperação e Resiliência ou noutros instrumentos de financiamento da União Europeia, podendo, neste âmbito, ser enquadrado em mecanismos de antecipação dos mesmos, processados nos termos da regulamentação em vigor”.

 

Consulte AQUI:

 

| Resolução do Conselho de Ministros n.º 10-A/2021 - Aprova a alteração da duração do Programa Bairros Saudáveis.

 

 

Fonte: DRE/Bairros Saudáveis

Tem dúvidas?
outros conteúdos
Partilhe o site PT2020
Conheça o portal do Portugal 2020! Apoiamos o seu investimento. O sucesso do Portugal 2020 é decisivo para o futuro do nosso país.
Topo