Programa ‘Impulso Jovem’ vai ser retomado

Jan 27, 2021 | Sem categoria

O Programa ‘Impulso Jovem’, criado em 2012, vai ser relançado a fim de “alargar” a capacidade de ingressar no ensino superior a todos os jovens, conforme anunciado.

 

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, que falava por videoconferência perante a Comissão de Cultura e Educação do Parlamento Europeu para apresentar as Prioridades da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), revelou que o Plano de Recuperação e Resiliência português inclui o Programa ‘Impulso Jovem’, com vista a alargar a capacidade de ingressão no ensino superior a todos os jovens.

 

O Programa ‘Impulso Jovem’ foi criado em 2012 para combater a elevada taxa de desemprego dos jovens entre os 15 e os 24 anos e o seu objetivo passa agora por chegar a 2030 com seis em cada dez jovens de 20 anos a participar no ensino superior, aumentando em cerca de 20% essa penetração.

 

Uma das apostas será a inserção dos jovens nos mecanismos de formação, uma prioridade das próximas presidências do Conselho da UE para que a Europa possa ser mais resiliente e acima de tudo mais justa para as novas gerações.

 

Apelando ao Parlamento Europeu para a necessidade de fomentar “sinergias entre diferentes fundos”, particularmente entre os planos de recuperação dos Estados-membros da UE e o fundo de recuperação de 750 mil milhões de euros NextGenerationEU, o ministro português assinalou que o programa ‘Impulso Jovem’ é um “bom exemplo de sinergia entre a utilização do plano de recuperação económica com o Fundo Social Europeu”.

 

 

Fonte: PE/PPCE