A A A

30/07/2021

Projeto ‘Aldeias do Conhecimento’ com apoio CENTRO 2020

Foi lançado esta terça-feira o projeto ‘Aldeias do Conhecimento’ pelo consórcio Termas do Centro, uma iniciativa que até ao final do ano irá recolher memórias e tradições ligadas às 20 estâncias termais da região, somando mais de 400 registos audiovisuais.

 

A rede Termas Centro desenvolve atualmente uma recolha exaustiva de aspetos patrimoniais dos territórios onde as suas estâncias termais estão implantadas. O projeto, designado de ‘Aldeias do Conhecimento’, visa recolher, documentar e catalogar tanto vivências de pessoas reais dos territórios termais como outros aspetos paisagísticos e culturais, especificamente ligados às próprias termas ou aos territórios circundantes.

 

Em cada um dos territórios termais são entrevistadas várias pessoas, sendo recolhidas e documentadas as suas memórias sobre várias temáticas que potenciem um aprofundamento do conhecimento sobre o património específico dos locais onde se situam os estabelecimentos termais.

 

Os registos são organizados, catalogados e publicados nesta plataforma e, em simultâneo, são promovidas atividades que permitam capitalizar e partilhar os conhecimentos recolhidos.

 

O projeto apresentado no Hospital Termal das Caldas da Rainha, considerado o hospital termal mais antigo do mundo, está a ser desenvolvido desde o início de 2020, contando já com “cerca de 60 registos audiovisuais disponíveis no portal que, no final, funcionará como um arquivo digital”, explicou Luís Costa, coordenador da associação Binaural Nodar, parceira da iniciativa.

 

O objetivo do projeto é, até ao final deste ano, realizar “pelo menos 20 entrevistas em cada um dos territórios das 20 estâncias termais do Centro”, reunindo em vídeo “cerca de 400 testemunhos” que podem incidir nas tradições locais, nas memórias de aquistas, nas experiências de hoteleiros e na ligação ao património histórico, cultural e ambiental das termas.

 

No portal online, as entrevistas podem ser acedidas diretamente ou através de um mapa onde o utilizador pode escolher testemunhos ao clicar numa região específica.

 

A rede Termas Centro, cujo promotor líder é a Associação das Termas de Portugal - Delegação Centro, é um projeto cofinanciado por fundos da União Europeia, através do Programa Operacional CENTRO 2020.

 

 

Fonte: ATP/Publico

Tem dúvidas?
outros conteúdos
Partilhe o site PT2020
Conheça o portal do Portugal 2020! Apoiamos o seu investimento. O sucesso do Portugal 2020 é decisivo para o futuro do nosso país.
Topo