A A A

05/05/2020

Projeto BIODI com soluções inovadoras de preservação da vida e da segurança pública

Com o apoio do Programa Operacional COMPETE 2020, a TOMI Portugal encontra-se a executar, em parceria com o Instituto de Telecomunicações, o projeto ‘BIODI: Biometria e Deteção de Incidentes’.

 

A tecnologia desempenha um papel importante nestes tempos incertos de pandemia e o projeto BIODI tem desenvolvido serviços baseados na deteção de incidentes de segurança e de salvação, bem como pela consciencialização sobre hábitos saudáveis.

 

Este VÍDEO mostra que podem ser emitidas mensagens de sensibilização, em função do número de pessoas detetadas na rua. É sugerida a permanência em casa a quem é detetado sozinho. É recomendada a distância de segurança quando são identificados grupos de pessoas.

 

Trata-se de uma solução interativa de comunicação e informação urbana que disponibiliza informação no local certo à hora certa. O objetivo do BIODI é aproximar as cidades das pessoas que nela vivem, trabalham ou simplesmente a visitam.

 

É uma inovação user-friendly que promove atividades e pontos de interesse como turismo, cultura, comércio local, serviços públicos, entre outros. É um produto reconhecido mundialmente, tendo já recebido importantes prémios na área de design, inovação, tecnologia e smart cities.

 

“Perante a gravidade da situação atual, provocada pelo novo Coronavírus, o TOMI tomou um papel ativo na procura de soluções e mostra-se empenhado em ajudar desde logo na prevenção e consciencialização”, explicou José Agostinho, CEO da TOMI Portugal.

 

A solução TOMI, nesta fase da pandemia, contemplou diversas ações:

 

  • Disponibilização de alertas por email para as respetivas entidades do número anormal de pessoas a passar nos locais onde estão TOMIs, cabendo às entidades atuar da forma que entenderem adequada.

 

  • Desativação da interatividade do equipamento para evitar contágio.

 

  • Emissão de alertas para dissuadir o toque.

 

  • Disponibilização de informações fidedignas e oficiais da DGS sobre Covid-19, como recomendações para evitar contágio, medidas preventivas, esclarecimentos sobre o isolamento.

 

  • Partilha de atualizações dos casos confirmados, alertas e notícias em tempo real através de um inovador dynamic-ad que mostra os últimos tweets das entidades nacionais de saúde.

 

  • Publicação de alertas locais, em tempo real, em colaboração com municípios, autoridades de saúde e forças policiais, através de uma scrollbar horizontal dinâmico.

 

  • Divulgação de mensagens de esperança e tranquilidade “Vai ficar tudo bem”.

 

  • Divulgação de mensagens para a utilização segura de transportes públicos e acesso a serviços públicos, em colaboração com entidades de transportes e entidades governamentais.

 

Os desenvolvimentos apresentados tiveram grande impacto a nível nacional e internacional.

 

Consulte mais informação.

 

Apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT), na vertente em co-promoção, o projeto BIODI envolveu um investimento elegível de cerca de 397 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 275 mil euros.

 

O projeto BIODI, de uma forma objetiva, permitiu já à empresa disponibilizar informações e alertas importantes para todos neste momento difícil que o país atravessa.

 

Fonte: Compete2020

 

 

 

Tem dúvidas?
outros conteúdos
Partilhe o site PT2020
Conheça o portal do Portugal 2020! Apoiamos o seu investimento. O sucesso do Portugal 2020 é decisivo para o futuro do nosso país.
Topo