A A A

02/10/2020

Projeto 'Clean4G' converte emissões de CO2 em combustível limpo

O projeto Clean4G, cofinanciado pelo Programa Operacional COMPETE 2020, incide na investigação sobre novos processos de conversão de emissões de CO2 em combustível limpo.

 

A produção de cimento contribui, em muito, para as alterações climáticas sendo imperioso alterar a forma como é feito, repensar o processo da produção, apostando assim no desenvolvimento de novos cimentos, com menor impacto ambiental.

 

Eis o propósito do projeto Clean4G, uma investigação que visa reduzir o balanço das emissões de CO2 utilizando-o, com ajuda de hidrogénio, na produção de metano, que pode ser reintroduzido como combustível no ciclo de produção de cimento.

 

A CMP - Cimentos Maceira e Pataias (parceira no projeto) sendo uma unidade de fabrico de cimento é uma emissora intensiva de CO2, logo a implementação deste tipo de unidades de conversão de CO2 em metano vem permitir a utilização do mesmo combustível no processo.

 

O metano produzido pode ser reinfectado na unidade, contribuindo não só para uma diminuição global das emissões, como também para a diminuição dos custos energéticos e promovendo uma circularidade do CO2 emitido.

 

O Clean4G vem introduzir dois novos processos de conversão de CO2 da indústria cimenteira: a metanação e o processo de electro oxidação de bio-óleo de liquefação de biomassa. Ambos vão produzir metano e/ou metanol que será injetado nos fornos de cimento, conduzindo à diminuição global das emissões.

 

Este equipamento e processo vão permitir a produção de energia a partir de uma fonte de biomassa (bio-óleo de liquefação de biomassa florestal) e o reaproveitamento do carbono a ser capturado, prevendo-se a proteção da tecnologia por parte da CMP.

 

O projeto Clean4G é cofinanciado pelo COMPETE 2020, no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, envolvendo um investimento elegível de um milhão de euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 547 mil euros.

 

Trata-se de um projeto em colaboração com o CDAC - Centro de Desenvolvimento de Aplicações de Cimento da Secil na CMP - Cimentos Maceira e Pataias.

 

Saiba mais sobre o Clean4G.

 

 

Fonte: Compete2020

Tem dúvidas?
outros conteúdos
Partilhe o site PT2020
Conheça o portal do Portugal 2020! Apoiamos o seu investimento. O sucesso do Portugal 2020 é decisivo para o futuro do nosso país.
Topo