Projeto com apoio do COMPETE 2020 lança conservas de peixe inovadoras

Dez 5, 2019 | Sem categoria

O projeto iCanSea, cofinanciado pelo Programa Operacional COMPETE 2020, visa desenvolver produtos alimentares de conservas de peixe com integração de algas marinhas da nossa costa, como alimentos seguros, saudáveis, com um reduzido teor de sal e um elevado teor de iodo.

 

Com a integração de algas marinhas, as conservas passam a acrescentar nutrientes fundamentais ao desenvolvimento humano, nomeadamente o iodo, um micronutriente essencial cujo deficit na dieta alimentar se mantém. 

 

Adicionalmente o projeto visou a utilização das algas como potenciadoras de sabor salgado e umami, possibilitando a redução de sal e de diferenciação sensorial das conservas.

 

O projeto iCanSea foi cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, na vertente em co-promoção, com um investimento elegível de 403 mil euros o que resultou num Incentivo FEDER de 273 mil euros.

 

Leia a entrevista de António Cunha, Administrador na Fábrica de Conservas La Gondola sobre o projeto iCanSea no website do COMPETE 2020

 

 

Fonte: Compete2020