Projeto de intervenção em saúde mental na Guarda

Abr 21, 2021 | Sem categoria

A Casa de Saúde Bento Menni das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, tem um novo projeto de Inovação Social dirigido à população da Guarda, que visa prevenir situações de doença mental.

 

O projeto foi cofinanciado em 70% por fundos da União Europeia através do PO ISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego e pela iniciativa Portugal Inovação Social, sendo os restantes 30% suportados pela autarquia.

 

O novo ‘GIC – Gabinete de Intervenção Comunitária em Saúde Mental’ incide sobre três eixos fundamentais em saúde mental: a prevenção, a literacia e combate ao estigma, e a reabilitação psicossocial.

 

O objetivo é “prevenir situações de doença mental e dotar a comunidade de informação que ajude na deteção precoce de sinais e sintomas de alerta”, sendo que os casos referenciados “serão depois encaminhados para as respostas que melhor se adequem às necessidades identificadas”, refere a direção da Casa de Saúde Bento Menni.

 

O projeto visa ainda apoiar a recuperação e a reabilitação das pessoas com doença mental, facilitar o seu processo de desenvolvimento de competências e contribuir para a sua valorização pessoal e familiar e para a sua integração social.

 

No espaço do GIC serão dinamizadas várias atividades como rastreios de saúde mental, ações de sensibilização e informação, formação para profissionais, ações de rua para a promoção da saúde mental, sessões psicopedagógicas para pessoas com doença mental e famílias, encaminhamento para recursos da comunidade, terapia ocupacional, entre outras.

 

 

Fonte: Lusa/PIS