A A A

29/01/2020

Projeto do MAR 2020 ajuda a redução de capturas acidentais de aves marinhas

O Projeto MedAves Pesca, com apoio do Programa Operacional MAR 2020, pretende desenvolver formas de reduzir o número de aves marinhas que morrem capturadas acidentalmente na pesca.
 

O projeto é coordenado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e realizado em parceria com a Adepe (Associação para o Desenvolvimento de Peniche).

 

Com o apoio do MAR 2020, na Medida de Proteção e Restauração da Biodiversidade e dos Ecossistemas Marinho, estão a ser testados métodos e a desenvolver medidas para a redução das capturas acidentais de aves marinhas em artes de pesca.

 

As medidas são testadas em 4 embarcações, envolvendo os mestres de pesca e os seus  tripulantes, aspeto fundamental para avaliar a sua eficácia e operacionalidade.

 

O projeto tem a duração de 2 anos (de julho de 2018 a julho de 2020) e os seus principais objetivos são: 

 

  • Perceber, de entre as áreas marinhas da Rede Natura 2000 no mar (Aveiro-Nazaré, Berlengas, Cabo Raso, Cabo Espichel e Costa Sudoeste), quais são as zonas mais problemáticas para a captura acidental de aves marinhas em Portugal continental;
     
  • Desenvolver e testar medidas de mitigação que reduzam a captura acidental de aves marinhas na pesca;
     
  • Avaliar se as medidas testadas funcionam para as aves e para os pescadores;
     
  • Sensibilizar os pescadores para a problemática das capturas acidentais das aves marinhas e para a necessidade de proteção dos ecossistemas marinhos.

 

Saiba mais em MedAves Pesca.

 

 

Fonte: Mar 2020

 

Tem dúvidas?
outros conteúdos
Partilhe o site PT2020
Conheça o portal do Portugal 2020! Apoiamos o seu investimento. O sucesso do Portugal 2020 é decisivo para o futuro do nosso país.
Topo