A A A

31/10/2019

Projeto EuroGuadiana 2020 apresentado em Castro Marim

O Projeto EuroGuadiana 2020, cofinanciado em 75% pelo POCTEP - Programa Interreg V-A Espanha-Portugal, foi hoje apresentado na Casa do Sal de Castro Marim.

 

Com o EuroGuadiana 2020, os municípios de Ayamonte, Castro Marim e Vila Real de Sto. Antonio lançam o primeiro laboratório permanente de governança transfronteiriça na Eurorregião Alentejo-Algarve-Andaluzia.

 

Através desta estrutura, pretende-se enfrentar novos desafios territoriais, explorar metodologias comuns de trabalho e elaborar estratégias de acordo com as novas diretrizes europeias.

 

«Mantendo o respeito à identidade e às competências de cada município, nesta nova etapa, as três administrações se reunirão, coordenarão e trabalharão juntas para nos posicionarmos como o ponto de conexão natural e estratégica entre a Andaluzia e o Algarve», acrescenta Natalia Santos, Presidente da Eurocidade do Guadiana.

 

De acordo com a mesma responsável «na prática, isso resultará em muitas horas de trabalho e discussão entre os técnicos das três administrações para conhecer e entender melhor como funciona em cada país e município, aprender uns com os outros e encontrar soluções práticas e criativas para problemas comuns.

 

«Queremos uma Eurocidade mais inclusiva e acessível, amiga da mobilidade e dos transportes públicos, unindo forças em áreas como cultura, desporto ou educação. A cooperação entre cidades transfronteiriças que possuem território contíguo e elementos comuns como o rio Guadiana é um desafio interessante e uma excelente oportunidade para o desenvolvimento económico, urbano e social», acrescentou.

 

Assista AQUI ao vídeo sobre o projeto:

 

| EUROGUADIANA 2020

 

 

Fonte: POCTEP/CMarim/Algarve Primeiro

 

 

Tem dúvidas?
outros conteúdos
Partilhe o site PT2020
Conheça o portal do Portugal 2020! Apoiamos o seu investimento. O sucesso do Portugal 2020 é decisivo para o futuro do nosso país.
Topo