Projeto ‘EyesOnTraps+’ ajuda viticultores contra pragas de insetos

Jul 6, 2020 | Sem categoria

O projeto EyesOnTraps+ visa auxiliar os viticultores no controlo de pragas, nomeadamente através de soluções tecnológicas, para fazer face ao aumento das ameaças, à dificuldade em as monitorizar, à necessidade de tomar decisões e ao imperativo de reduzir o uso de fitofármacos.

 

A ADVID – Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense, um dos promotores deste projeto, cofinanciado pelo NORTE 2020, refere que um dos objetivos é “desenvolver uma aplicação móvel que permita a contagem automática de pragas-chave (traça-da-uva, cigarrinha-verde, cigarrinha da Flavescência Dourada) em armadilhas na vinha, de forma a diminuir o erro humano e a maximizar o processo de análise e decisão”.

 

Outra vertente do EyesOnTraps+ consiste no registo automático de temperatura, através de um sensor acoplado, o que permitirá implementar “modelos de apoio à decisão que fundamentarão a emissão de alertas/avisos ao viticultor/técnico”.

 

Os alertas “darão indicação mais precisa dos períodos ideais para a realização das estimativas do risco das pragas, suportando o correto posicionamento de tratamentos insecticidas, maximizando a sua eficácia e promovendo o seu uso sustentável”, diz a ADVID.

 

A Associação explica que o sistema está desenhado de forma modular e escalável, para suportar a deteção de novas pragas e de auxiliares capturados nas armadilhas, permitindo no futuro a identificação de espécies não consideradas no projeto”, sendo que, no fim da iniciativa, “deverá obter-se uma solução móvel, comercializável”.

 

A utilização destas ferramentas de monitorização automática em conjugação com a aplicação de modelos de previsão de pragas, incorporados em sistemas de apoio à decisão, pretende apoiar os viticultores da região do Douro no processo de monitorização de pragas e na tomada de decisão, contribuindo para o uso sustentável dos pesticidas.

 

O projeto EyesOnTraps+ é realizado no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico do Programa Operacional NORTE 2020 e está a ser desenvolvido pela ADVID, pelo Fraunhofer Portugal Research e pela GeoDouro – Consultoria e Topografia, Lda (co-promotor principal).

 

 

 

Fonte: ADVID/Norte2020