A A A

03/01/2020

Projeto iP Vest investe em soluções inovadoras para vestuário técnico e funcional

O projeto iP Vest, cofinanciado pelo Programa Operacional COMPETE 2020, lança-se na Investigação & Desenvolvimento de materiais, estruturas têxteis inteligentes, recorrendo a processos e tecnologias emergentes para obter proteção, conforto, ergonomia e eletrónica vestível.

 

O iP Vest visa investigar e desenvolver soluções inovadoras para vestuário técnico e funcional de proteção multirrisco inteligente, recorrendo a novos materiais têxteis com performances avançadas e a novos sistemas de sensores diretamente integrados, promovendo desta forma a proteção individual e informação do utilizador. 

 

Trata-se de um conjunto de vestuário de proteção multirrisco inteligente com duas componentes projetadas para desempenhar funções específicas: a 1ª terá como função a proteção a condições climáticas agressivas como vento, chuva, calor, frio, riscos elétricos, exposição a químicos, e a 2ª atuará de forma ativa contendo toda a sensorização e comunicação para a proteção e alerta do trabalhador (sensorização integrada e/ou compatível com sistemas plug&play, respetivo sistema de comunicação e interconexão com rede de dados sem fios).

 

Recorrer-se-á a estruturas têxteis que combinem múltiplos fatores de proteção e a eletrónica avançada detentora de sensores biométricos, de medição de radiação eletromagnética, de temperatura e humidade e sistema de comunicação. 

 

As soluções enquadram-se no importante e estratégico mercado dos têxteis funcionais e técnicos - área Protech e tem como setores de aplicação os profissionais das indústrias das TIC e da energia, a nível internacional. 

 

O projeto iP Vest está organizado em 7 atividades:

 

1) Coordenação do projeto e vigilância tecnológica

2) Estudos preliminares

3) Especificações técnicas

4) I&D de conceção, tecnologias e integração

5) Construção de Protótipos

6) Testes, ensaios e validação

7) Promoção e divulgação de resultados

 

O projeto iP Vest, é cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, na vertente em co-promoção, contou com um investimento elegível de 802 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de 550 mil euros.

 

 

Fonte: Compete2020

Tem dúvidas?
outros conteúdos
Partilhe o site PT2020
Conheça o portal do Portugal 2020! Apoiamos o seu investimento. O sucesso do Portugal 2020 é decisivo para o futuro do nosso país.
Topo