A A A

17/02/2021

Projeto “Músicos d'Ouro” com destaque internacional

O projeto educativo “Músicos d'Ouro”, cofinanciado pelo PO ISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, mereceu destaque por parte da AICE - Associação Internacional das Cidades Educadora.

 

O projeto implementado pelo Município de Gondomar, foi inclusive integrado no banco de experiências, designado BIDCE - Banco Internacional de Documentos de Ciudades Educadoras.

 

“Músicos d’Ouro” é um projeto iniciado em 2014 que tem como objetivo democratizar o acesso à cultura de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social através da prática orquestral coletiva.

 

É oferecido às escolas do município que fazem parte dos Territórios Educacionais de Intervenção Prioritária (TEIP), com o objetivo de reforçar a inclusão social e promover o sucesso educacional dos alunos.

 

Por meio da educação musical, incentiva-se a aquisição de competências e valores socioemocionais como responsabilidade, trabalho em equipe, compromisso com o grupo e sentimento de pertença. Da mesma forma, a prática musical coletiva permite explorar a própria expressão criativa, além de oferecer experiências artísticas enriquecedoras que valorizam a diversidade.

 

Ambas as dimensões contribuem para a melhoria do bem-estar de crianças e adolescentes, gerando impactos positivos em seu desenvolvimento acadêmico e pessoal.

 

Para além de ser um compromisso com a igualdade de oportunidades no acesso à cultura, o projecto contribui também para o reforço da coesão territorial do concelho de Gondomar, reforçando a ligação ao tecido associativo local (através da organização de concertos conjuntos, iniciativas de angariação de fundos solidários, etc) e incentivando a participação das famílias.

 

Assista aqui:

 

| VÍDEO Músicos D’Ouro | Sonhar, Sentir e Expressar através da Música

 

 

 

Fonte: POISE

Tem dúvidas?
outros conteúdos
Partilhe o site PT2020
Conheça o portal do Portugal 2020! Apoiamos o seu investimento. O sucesso do Portugal 2020 é decisivo para o futuro do nosso país.
Topo