Projeto ‘NanoPurAsp’ visa produção sustentável de biofármacos anti-leucémicos

Out 29, 2020 | Sem categoria

Descobrir formas sustentáveis de produção do biofármaco L-asparaginase, uma enzima utilizada no tratamento de alguns tipos de cancro, nomeadamente leucemia, é o objetivo do Projeto NanoPurAsp, cofinanciado pelo Programa Operacional COMPETE 2020.

 

O Projeto NanoPurAsp visa a produção de L-asparaginase por fermentação e o desenvolvimento de um processo economicamente viável e sustentável de purificação deste biofármaco usado no tratamento da leucemia linfoblástica aguda (LLA), uma doença maligna do sangue e um dos tipos de cancro mais frequentes em crianças. 

 

A equipa deste projeto propõe novas soluções de desenvolvimento de processos e de produto, nomeadamente na otimização do processo de produção e na utilização de diferentes microorganismos com maior capacidade de produção, na purificação do biofármaco e no uso de (nano)materiais reutilizáveis. 

 

É assim esperado um processo mais eficiente, com redução no consumo de energia, minimizando o impacto ambiental e económico dos processos desenvolvidos e otimizados para a sua futura aplicação em escala industrial.

 

O projeto é coordenado pelo CICECO-Aveiro Institute of Materials na Universidade de Aveiro em co-promoção com o Laboratório Associado LSRE-LCM da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e em colaboração com a Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual de São Paulo. 

 

O projeto NanoPurAsp conta com o cofinanciamento do COMPETE 2020 no âmbito do SAICT – Sistema de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica, envolvendo um investimento elegível de cerca de 240 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional de cerca de 204 mil euros.

 

 

Fonte: Compete 2020