A A A

17/02/2020

Projeto ‘Oficina de Criatividade Himalaya’ quase pronto

O projeto da ‘Oficina de Criatividade Himalaya’, que reabilitará a antiga escola secundária de Arcos de Valdevez com apoio de fundos da União Europeia, encontra-se em fase de conclusão.

 

A operação ‘Oficina de Criatividade Himalaya’, é cofinanciada pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa Operacional NORTE 2020, com um investimento elegível de 1 334 474, 95 € e comparticipação comunitária de 1 134 303,71 €.
 

A reabilitação em curso prevê a criação de um espaço dedicado à figura e legado de um dos maiores cientistas e visionários portugueses da viragem do século XIX, padre Manuel Himalaya, nascido em Arcos de Valdevez.
 

A Oficina de Criatividade Himalaya surge do projeto de reabilitação integral de uma antiga escola secundária, localizada em pleno centro urbano de Arcos de Valdevez.

 

“A obra encontra-se em fase de acabamento”, revela a autarquia, acrescentando que a empreitada tem como objetivo criar um novo equipamento cultural, científico e pedagógico, dedicado à figura de padre Manuel Himalaya.

 

Financiada por fundos da União Europeia, a operação “visa promover a atratividade económica, o desenvolvimento sustentável do território, através da melhoria da estrutura ecológica urbana com a redução de consumos de energia e emissões de CO2”.

 

Também se pretende contribuir para a criação de empregos, e para o fomento da captação de residentes, visitantes e turistas através de atividades culturais e de lazer.
 

A figura do padre Himalaya é a base do projeto, que incorporará um espaço documental e biográfico sobre o próprio, recorrendo a discursos tecnológicos e informativos de última geração, e diversas salas e espaços dedicados à exploração e descoberta das ciências.

 

 

Fonte: C.M. Arcos Valdevez

 

Tem dúvidas?
outros conteúdos
Partilhe o site PT2020
Conheça o portal do Portugal 2020! Apoiamos o seu investimento. O sucesso do Portugal 2020 é decisivo para o futuro do nosso país.
Topo