A A A

24/02/2021

Projeto ‘Ombro Amigo’ quer tirar do isolamento 150 pessoas

O Projeto 'Ombro Amigo' quer tirar 150 pessoas da situação de isolamento no concelho de Ourém, prosseguindo  o propósito combater o isolamento social, físico, emocional e psicológico.

 

Idealizado em 2019 e candidatado à iniciativa Portugal Inovação Social, o 'Ombro Amigo' foi desenvolvido pela fundação “com base nas necessidades sentidas ao longo da sua experiência no âmbito social”.

 

O resultado da candidatura chegou no início de 2020, quando também chegou a pandemia de COVID-19, pelo que foi deixado “em suspenso” e iniciado depois em Agosto, com Joana Calado, uma técnica de serviço social e mais uma psicóloga.

 

O projeto, de cerca de 265 mil euros, teve um financiamento de 70% do Portugal 2020, sendo que a restante verba é assegurada por parceiros sociais, neste caso empresas e Câmara de Ourém.

 

O projeto ‘Ombro Amigo’, da Fundação Dr. Agostinho Albano de Almeida, também oferece consultas a pessoas sinalizadas integrando-as em atividades, e voluntários e beneficiários podem inscrever-se na plataforma online.

 

Joana Calado destacou o “carácter inovador” do projeto, no qual, através de uma plataforma online, qualquer pessoa se pode inscrever numa bolsa de voluntariado, que também serve para os beneficiários.

 

“Temos um senhor reformado por invalidez que vive sozinho e procurou a nossa ajuda. Conseguimos colocá-lo a fazer voluntariado numas estufas”, adiantou, explicando que a plataforma permite, por outro lado, a pessoas da comunidade, inscreverem-se e oferecerem o seu trabalho.

 

“Tanto podemos colocar os beneficiários que acompanhamos, como recebemos voluntários para actividades. Já colocámos várias pessoas no mundo do trabalho e a fazer voluntariado”, esclareceu Joana Calado.

 

Atualmente, “pouco mais de uma centena de pessoas” estão a ser acompanhadas no âmbito desta iniciativa.“Estamos a acompanhar muito mais gente nova, sendo que o nosso objectivo é 70% de pessoas com mais de 65 anos”, notou.

 

 

 

Fonte: Lusa/PIS

Tem dúvidas?
outros conteúdos
Partilhe o site PT2020
Conheça o portal do Portugal 2020! Apoiamos o seu investimento. O sucesso do Portugal 2020 é decisivo para o futuro do nosso país.
Topo