A A A

06/01/2020

Projeto PICASSO vencedor no ‘Techtextil Innovation Award’

O projeto PICASSO, cofinanciado pelo Programa Operacional COMPETE 2020, venceu o ‘Techtextil Innovation Award 2019’, na categoria “Sustentabilidade”, graças ao desenvolvimento de um processo de tingimento sustentável inovador.

 

O Techtextil Innovation Awards visa enaltecer os últimos desenvolvimentos do setor, promover ideias não convencionais e intensificar o diálogo entre a investigação, os criadores e os utilizadores.

 

Em 2019 foi alvo de uma nova edição que decorreu durante a Feira Techtextil. Este certame, uma vez mais, visa distinguir e premiar as melhores ideias e projetos no campo dos têxteis técnicos, e, pela primeira vez, incluiu no seu rol de candidaturas projetos focados na sustentabilidade.

 

As condições de participação requeriam que o produto não estivesse ainda a ser comercializado ou que estivesse há menos de dois anos no mercado. Também não podia ter sido nomeado ou escolhido para qualquer outro prémio.

 

Em 2019 foi a primeira vez que empresas nacionais viram os seus produtos premiados.

 

Foi o caso da Tintex, que conquistou um dos sete Techtextil Innovations Awards, na categoria de “Sustentabilidade” com o projeto PICASSO que desenvolveu um processo de tingimento inovador.

 

A Tintex liderou o consórcio que juntou o CITEVE, CeNTI - Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos Funcionais e Inteligentes, Ervital e Bioinvitro no desenvolvimento do processo ecológico Picasso de tingimento sustentável, que traz poupança de água e utilização de produtos naturais, como cogumelos, em vez de químicos.

 

O projeto PICASSO, cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, envolveu um investimento elegível de 816 mil euros, a que correspondeu um incentivo FEDER de 591 mil euros.

 

Conheça melhor a história deste projeto e desta empresa através do testemunho de Pedro Magalhães, diretor de inovação da Tintex nos artigos "Já conhece o processo de tingimento inovador da Tintex?" e “A sustentabilidade é um dos pilares em que assenta a Tintex".  

 

 

Fonte: Compete2020

 

Tem dúvidas?
outros conteúdos
Partilhe o site PT2020
Conheça o portal do Portugal 2020! Apoiamos o seu investimento. O sucesso do Portugal 2020 é decisivo para o futuro do nosso país.
Topo