A A A

25/02/2021

Projeto regional para valorização do rio Zêzere

A Câmara da Covilhã vai liderar um projeto regional, com apoio de fundos da União Europeia, que visa a Valorização do rio Zêzere como património natural e identitário, contribuindo para a sua preservação.

 

O projeto já foi aprovado pela CCDR Centro, obtendo uma comparticipação financeira de aproximadamente 300 mil euros, do FEDER - Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional, através do Programa Operacional CENTRO 2020.

 

Entre os objetivos está a promoção do trabalho artístico e cultural desenvolvido nos quatro municípios para potenciar o território como destino turístico sustentável, conforme anunciado pela autarquia.

 

Com a denominação ‘Este Zêzere que nos Une’, a iniciativa será desenvolvida em parceria com as autarquias de Belmonte, Fundão e Manteigas, e terá como base um programa cultural em rede, tendo em conta o património natural da Grande Rota do Zêzere (GRZ).

 

O trabalho inclui o desenvolvimento do programa ‘As Artes em Diálogo com o Zêzere’, que visa a realização de espetáculos de música, dança, teatro, artes performativas, entre outros, nos municípios envolvidos.

 

Juntam-se-lhe ‘O Zêzere, os Plásticos e as Artes Plásticas’, que pretende alertar para as questões ambientais e para a poluição, através de uma residência artística de um conceituado artista plástico que vai reutilizar lixo recolhido no Zêzere ou nas zonas envolventes dos quatro municípios.

 

Já o ‘O Zêzere em Fotografia’, passará pela contratação de fotógrafos de referência, locais e nacionais, para participarem em projetos fotográficos sobre o rio Zêzere, que serão impressos em grandes formatos e colocados ao longo da GRZ, e para realizarem masterclasses, workshops e passeios abertos à comunidade.

 

 

 

Fonte:C.M.Covilhã

Tem dúvidas?
outros conteúdos
Partilhe o site PT2020
Conheça o portal do Portugal 2020! Apoiamos o seu investimento. O sucesso do Portugal 2020 é decisivo para o futuro do nosso país.
Topo