Projeto ‘Rurban Food’ arrancou em Coimbra

Out 2, 2019 | Sem categoria

Já foi dado o pontapé de saída do ‘Rurban Food’, um projeto europeu liderado pela Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, que engloba oito regiões europeias oriundas da Portugal, Espanha, Eslovénia, Estónia, Grécia, Hungria, Itália e Roménia.

 

O projeto ‘Rurban Food’ incentiva a criação de uma rede de cidades comprometidas com a elaboração de planos alimentares que se estendam das áreas urbanas e periféricas por um corredor que facilite uma ligação urbano-rural.

 

Essa abordagem vai aumentar a criação de ambientes de produção e de consumo assentes numa base de sustentabilidade económica, social e ambiental.

 

A candidatura do projeto foi realizada no âmbito do Programa URBACT III, onde foram apresentadas 62 propostas que envolveram 525 parceiros de 29 países diferentes.

 

O URBACT é um programa europeu de intercâmbio e aprendizagem que promove o desenvolvimento urbano sustentável, composto por 550 cidades, 30 países e 7 mil interessados locais ativos.

 

É financiado pela União Europeia através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e pelos Estados-Membros.

 

Durante dois dias, os especialistas das oito regiões envolvidas estiveram reunidos no Convento São Francisco, em Coimbra, no sentido de encontrarem possíveis soluções sustentáveis para os desafios dos sistemas alimentares urbano-rurais.

 

A reunião terminou ontem, com uma visita à Universidade de Coimbra e ao Jardim Botânico.

 

 

Fonte: As Beiras/URBACT