Projeto SENSECOR rumo ao rápido rastreio da COVID-19

Set 17, 2020 | Sem categoria

Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) está a desenvolver uma ferramenta de rastreio precoce para detetar o vírus SARS-CoV-2 que provoca a COVID-19 em pacientes sintomáticos.

 

O projeto foi cofinanciado pelo Programa Operacional COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento na vertente de co-promoção, envolvendo um investimento total de 538 mil euros, correspondendo a um investimento elegível de 477 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 457 mil euros.

 

O projeto SENSECOR visa desenvolver Prova de Conceito de um sistema inovador e inédito que integra várias unidades: imunoensaio, aplicação móvel para smartphone e módulo de condicionamento de sinal e comunicação de dados.

 

Este sistema facilitará a descentralização do rastreio de SARS-CoV-2 em pacientes sintomáticos, assim como a posterior centralização de dados de monitorização epidemiológica da infeção nas unidades de saúde competentes e autorizadas.

 

Desta forma, o sistema SENSECOR apoiará a tomada de decisão clínica rápida, minimizando o recurso a testes de diagnóstico moleculares dispendiosos, a sobrecarga de recursos humanos especializados e de profissionais da saúde, o que a jusante contribuirá para a contenção do contágio e mitigação do alastramento da pandemia.

 

De acordo com Catarina Marques, coordenadora do SENSECOR, o financiamento COMPETE 2020 atribuído é essencial para aquisição de equipamento, recursos materiais, logísticos e humanos, sem os quais a criação e validação dos módulos que constituem o sistema integrado de rastreio de SARS-CoV-2 seriam inviáveis ou dificilmente alcançados com a mesma eficiência holística.

 

A abordagem de I&D e Inovação proposta no SENSECOR recorre ao conhecimento multidisciplinar e ao estabelecimento de sinergias entre entidades do setor público (Universidade de Aveiro (UA)), privado (Instituto de Telecomunicações (IT2)) e empresarial (Wavecom e Centro Hospitalar do Baixo Vouga, E.P.E. (CHBV)) como copromotores ou parceiros, para desenvolver novas estratégias em diferentes Áreas de Atuação.

 

 

 

 

Fonte: UA/Compete2020