A A A

30/09/2020

Projeto SIMPLIFIED rumo ao futuro da implantologia dentária

O projeto SIMPLIFIED traz  uma nova abordagem às soluções de fixação de próteses a implantes dentários, oferecendo aos doentes e profissionais de saúde um produto significativamente mais rápido, económico e vantajoso para o sucesso do tratamento dentário.

 

O SIMPLIFIED é um projeto cofinanciado pelo Programa Operacional COMPETE 2020, no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT), envolveu um investimento elegível FEDER de 934.337,14 euros e foi desenvolvido em parceria entre a indústria e os centros de investigação nacionais.

 

Surgiu da colaboração entre a Celoplás, Plásticos para a Indústria, o promotor líder, a Gadget Whisper, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL).

 

Desenvolvido para simplificar o procedimento médico cirúrgico e poder satisfazer variadas situações clínicas, o Sistema SIMPLIFIED consiste num conjunto retentor plástico acoplado a um pilar que permite a sustentação e retenção da prótese sobre o implante dentário intraósseo, por processos mecânicos.

 

O seu sistema retentor mecânico garante a correta vedação entre a prótese e os elementos protésicos, sem recurso à técnica de aparafusamento ou à técnica cimentada.

 

O trabalho foi feito através da aplicação e desenvolvimento de conhecimentos de implantologia dentária, design e desenvolvimento de produto, simulação estrutural, tecnologias de micromaquinação, micromoldes, microinjeção, materiais de elevado desempenho e revestimentos antidesgaste com propriedades antimicrobianas.

 

De acordo com a situação clínica e força de retenção necessária, o sistema SIMPLIFIED pode ser aplicado em próteses unitárias ou compostas, totais ou parciais, temporárias ou definitivas. Basta mudar um dos componentes do conjunto, o retentor interno.

 

Materiais selecionados de elevada performance, como o PEEK (poliéter-étercetona), permitem a utilização segura dos componentes retentores quando são aplicados em métodos de fabrico precisos, como a micromaquinação e microinjeção.

 

A aposta em sinergias que possibilitam a transferência de conhecimento e experiências entre as instituições do SCT e a indústria teve um grande impacto na qualidade dos resultados alcançados, demonstrando as vantagens para o tecido empresarial português desta forma de atuar.

 

Os resultados do projeto SIMPLIFIED estão agora materializados num pedido de patente europeu.

 

Para mais informações, consulte a página do projeto em www.simplified.pt.

 

 

Fonte: Simplified

Tem dúvidas?
outros conteúdos
Partilhe o site PT2020
Conheça o portal do Portugal 2020! Apoiamos o seu investimento. O sucesso do Portugal 2020 é decisivo para o futuro do nosso país.
Topo