Reabilitação da muralha da Praia da Vitória nos Açores

Out 18, 2019 | Sem categoria

A obra de conservação e reabilitação da Muralha da Praia da Vitória, na ilha Terceira, é a primeira empreitada de um conjunto de investimentos municipais superiores a cinco milhões de euros, que vão ter início nos próximos meses, com apoio de fundos da União Europeia.

 

O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, no lançamento da empreitada de conservação e reabilitação da muralha da Cidade, orçada em cerca de 202 mil euros, dos quais 85% são comparticipados por fundos da União Europeia, através do Programa Operacional AÇORES 2020.  

 

Este é um conjunto de investimentos “ao nível da sustentabilidade e reabilitação urbana, mas que se estenderão ao nível da sustentabilidade e crescimento do turismo”, acrescentando que outros investimentos avançarão “em breve”, na zona da marina e na frente marítima da baía “destinados às empresas marítimo-turísticas que operam na nossa cidade”.

 

A Muralha da Praia da Vitória, cuja área a intervencionar ocupa 779,56 metros quadrados, é reconhecida por todos como um valioso património arquitetónico da cidade da Praia da Vitória e que aliada à sua localização encerra grande valor turístico e patrimonial.

 

Segundo dados históricos o início da sua construção remonta a 1482, pela mão do então 1.º Capitão do Donatário da Praia, Álvaro Martins Homem.

 

É um dos espaços mais emblemáticos da Praia da Vitória, um pedaço da sua história, com mais de cinco séculos de existência, que reflete a identidade praiense e a resiliência do povo.

 

Por ser um património que exige ser recuperado e preservado a empreitada tem como pretensão a sua conservação e reabilitação ao longo de todo o percurso do Passeio do Poetas, na cidade da Praia da Vitória.

 

 

Fonte: Lusa/NO