A A A

23/12/2019

Ribatejo Inovfin apresentou resultados em Inovação e Qualificação Financeira

A sessão de encerramento do Ribatejo Inovfin, projeto apoiado pelo COMPETE 2020, teve lugar a 17 de dezembro, na Startup Santarém, com a Apresentação de Resultados deste projeto dinamizado pela NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, de qualificação das PME nas áreas de Literacia Financeira, Inovação e de novos modelos de financiamento.

 

“O projeto Ribatejo Inovfin encerra hoje, com a apresentação de resultados, mas o nosso objetivo é dar continuidade a este trabalho, de forma a tornar as empresas mais fortes do ponto de vista financeiro, da gestão e da inovação”, afirmou o presidente da comissão executiva da NERSANT, António Campos.

 

Ana Carina Costa, da NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, que dinamizou este projeto, apresentou o balanço do trabalho realizado.

 

Para o desenvolvimento do projeto foram promovidas um conjunto de atividades, como workshops de capacitação e sessões de network entre PME e entidades Financiadoras. Centenas de empresas participaram nas várias sessões de capacitação dirigidas a Pequenos Negócios e PME da região.

 

Foram ainda promovidas duas edições do concurso Prémio de Inovação Empresarial, e criadas quatro ferramentas de apoio à gestão e de controlo das componentes financeiras acessíveis a todas as empresas.

 

Destaque ainda para os estudos desenvolvidos no âmbito deste projeto que resultaram na publicação de três handbooks distribuídos nesta sessão, sobre “Mecanismos de Financiamento da Inovação”, “Novos Mecanismos de Financiamento Baseados na Web” e “Inovação Tecnológica”.

 

Foram também publicados quatro estudos na temática de literacia financeira, que permitiram sensibilizar as empresas para a avaliação da sua própria situação relativamente a um conjunto de indicadores e comparação com médias dos principais setores e para as práticas de gestão financeira e de relação com a Banca.

 

De referir que este seminário de encerramento foi uma iniciativa do projeto financiado Ribatejo InovFin, projeto apoiado pelo Programa Operacional COMPETE 2020, no âmbito do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, e promovido pela NERSANT.

 

O Projeto considera a Inovação como um instrumento fundamental para o aumento da competitividade das empresas, nomeadamente através da aproximação entre estas e as entidades do sistema nacional de inovação, da promoção de estruturas financeiras mais equilibradas e da melhoria das condições de acesso ao financiamento das PME.

 

 

Fonte: RibatejoInovfin/Mais Ribatejo

Tem dúvidas?
outros conteúdos
Partilhe o site PT2020
Conheça o portal do Portugal 2020! Apoiamos o seu investimento. O sucesso do Portugal 2020 é decisivo para o futuro do nosso país.
Topo