A A A

21/01/2020

ROMA Educa 2019-2020 dá bolsas a 53 jovens de origem cigana

53 jovens ciganos/as de 15 distritos de Portugal continental receberam no dia 17 de dezembro, os seus certificados de bolseiros/as do Programa ROMA Educa 2019/2020, no Encontro Inicial do grupo, realizado nas instalações do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), em Lisboa.

 

Esta iniciativa, promovida pelo ACM, através do seu Programa ESCOLHAS, visa a atribuição de bolsas de estudo para o apoio à frequência e permanência no ensino secundário para estudantes provenientes das comunidades ciganas.

 

O Programa reúne 41 bolseiros e 17 bolseiras, na sua maioria entre os 17 e os 20 anos de idade, 40 a frequentar cursos profissionais e 18 inscritos/as nos cursos regulares. O 10.º ano regista a maior parte dos alunos/s (35), num cenário em que 16 jovens frequentam o 12.º ano e 7 o 11.º ano.

 

O Alto-comissário para as Migrações, acompanhado pelo Presidente da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Etnia Cigana (APODEC) e também um dos primeiros mediadores das comunidades ciganas, entregaram os certificados aos/às alunos/as admitidos/as nesta primeira edição do Programa.

 

A sessão prosseguiu com o enquadramento destas Bolsas ROMA Educa, seguida dos testemunhos de incentivo de dois jovens cigan@s já apoiados pelo OPRE - Programa Operacional Para a Promoção da Educação.

 

Vanessa Lopes, estudante do 2.º ano do Curso de Ciências de Comunicação, e Emanuel Pratas, Licenciado em Animação Socioeducativa, contaram como o apoio das bolsas que receberam foi crucial para os seus percursos académicos e profissionais.

 

Vanessa, que já está a trabalhar em Televisão, revelou as dificuldades iniciais, num cenário em que a família não apoiava a sua vontade em querer tirar um curso superior e trabalhar, mas realçou também a melhor forma de ultrapassar os obstáculos: "tive que lutar sozinha, sem nunca desistir de explicar tudo à minha família".

 

Hoje, estão orgulhosos do que conseguiram. Emanuel sublinhou, por sua vez, a importância fulcral da presença de um mentor/a para o/a bolseiro/a: "o apoio financeiro foi fundamental para mim, mas ter alguém a apoiar, a acompanhar-me, a dar força, fez toda a diferença!".

 

 

Fonte: ACM/Escolhas

Tem dúvidas?
outros conteúdos
Partilhe o site PT2020
Conheça o portal do Portugal 2020! Apoiamos o seu investimento. O sucesso do Portugal 2020 é decisivo para o futuro do nosso país.
Topo