SOLFI um projeto inovador na gestão dos fluxos de mercadorias e passageiros

Jul 3, 2020 | Sem categoria

O Projeto SOLFI – Sistema de Optimização para a Logística Urbana com Fluxos Integrados de mercadorias e passageiros, visa criar um novo tipo de serviço de distribuição de mercadorias em contexto urbano utilizando as redes de transporte de passageiros a operar nas cidades.

 

Cofinanciado pelo Programa Operacional COMPETE 2020, o Projeto SOLFI resultará num novo tipo de serviço de distribuição de mercadorias em contexto urbano – utilizando as redes existentes de transporte de passageiros – promovendo, com a integração dos dois fluxos, uma utilização mais eficiente das capacidades disponíveis e melhorar a qualidade de vida urbana.

 

Fernando Vieira, Diretor na OPT e responsável pelo projeto destaca a vantagem de “uma gestão integrada da logística urbana com fluxos integrados de mercadorias e passageiros otimizando o processo de distribuição desde a aceitação da encomenda até à sua entrega no endereço final”.

 

O projeto foi cofinanciado pelo COMPETE 2020 âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, na vertente de co-promoção, com um investimento elegível de 579 mil euros, o que resultou num incentivo do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, de 427 mil euros.

 

A integração de fluxos referida potenciará a redução do número de veículos comerciais movidos a combustível fóssil que circulam dentro das cidades, contribuindo para a redução dos efeitos negativos que advêm das atuais atividades de logística urbana, nomeadamente ao nível dos elevados níveis de poluição, de ruído e de congestionamento.

 

A solução terá como suporte um sistema inteligente de apoio à decisão (desenvolvido no contexto deste projeto) que, utilizando informação em tempo real, permitirá uma gestão integrada da logística urbana com fluxos integrados de mercadorias e passageiros otimizando o processo de distribuição desde a aceitação da encomenda até à sua entrega no endereço final.

 

O projeto engloba a realização de um piloto na cidade do Porto, envolvendo: STCP – transporte urbano; Grupo Rangel – distribuição; Contra Relógio – micro-logística; Câmara Municipal do Porto – regulador do transporte; e a Associação de Comerciantes do Porto –  clientes finais.

 

 

Fonte: Compete2020