‘Speak’, o projeto que ensina línguas para apoiar migrantes e refugiados

Jun 15, 2021 | Sem categoria

 

Do desafio da integração numa nova cidade surgiu o ‘Speak’, um projeto para pessoas migrantes ou refugiadas que, através da aprendizagem de outras línguas, as retira de uma situação de isolamento para criarem uma rede de suporte informal.

 

A iniciativa é apoiada pelo instrumento “Parcerias para o Impacto” da Portugal Inovação Social, sendo cofinanciado pelo Fundo Social Europeu através do PO ISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, e por várias fundações.

 

O ‘Speak’ que nasceu em Leiria, em 2014, surgiu quando, após “várias viagens e experiências a nível internacional”, um grupo de amigos percebeu “o desafio que é integrar-se numa nova cidade”, quando “não se fala a língua” e não se tem uma “rede informal de amigos”, conta uma das cofundadoras e responsável de marketing do projeto, Mariana Brilhante.

 

Observando que, em ambientes multiculturais, as pessoas usam a “curiosidade” pelo outro como estratégia para ‘quebrar o gelo’ — como perguntar como se diz “olá” ou “obrigada” na sua língua — Mariana Brilhante aponta que surgiu daí a ideia do “Speak”: “Ligar pessoas – locais, migrantes ou refugiadas – através de experiências de intercâmbio de línguas e culturas”.

 

O projeto procura garantir ao recém-chegado a criação de uma rede de suporte informal efetiva na cidade onde está a viver.

 

Desse modo, a pessoa migrante ou refugiada terá alguém a quem perguntar, por exemplo, onde pode comprar comida de qualidade e barata, como pode aceder ao serviço de saúde ou ter ajuda para a tradução de um documento.

 

‘Speak’ tem abertos “grupos de línguas”, nos quais as pessoas se inscrevem “ou para aprender ou para ajudar outros a aprender” através de “jogos e dinâmicas”.

 

O projeto começou em Portugal, onde está hoje presente em 12 cidades, e já existe em mais 11 países: Alemanha, Bangladesh, Bélgica, Espanha, Irlanda, Itália, Lituânia, Luxemburgo, Nigéria, Países Baixos e Reino Unido.

 

A partir de setembro de 2020, o projeto passou para um modelo híbrido, que vai ser mantido também com a ajuda de aplicações digitais lançadas este ano.

 

O ‘Speak’ foi um dos 20 projetos escolhidos pela delegação portuguesa dos Socialistas e Democratas no Parlamento Europeu para serem apresentados durante a Cimeira Social do Porto, no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia (UE).

 

 

Fonte: Speak/Lusa