A A A

15/07/2020

Sudoe apoia mais digitalização para a indústria Têxtil

A Confederação espanhola da Indústria Têxtil (Texfor) lançou o projeto DigiTVC, cofinanciado pelo Programa Interreg Sudoe, com o objetivo de implementar mais digitalização para a indústria têxtil em Portugal, Espanha e França.

 

O projeto visa facilitar o acesso a novas metodologias e ferramentas digitais e abordar alguns dos principais desafios do futuro, como a transformação tecnológica, a costumização, rastreabilidade, conectividade e eficiência.

 

O DigiTVC é cofinanciado pelo FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa de Cooperação Territorial Europeia Interreg Sudoe.

 

Segundo a entidade promotora, o programa alcançará cerca de cinco mil empresas têxteis e abordará o desafio da digitalização em três linhas de ação:
 

  • Diagnóstico das necessidades críticas de digitalização da cadeia de valor têxtil
     
  • Colaboração com startups para o desenvolvimento de soluções tecnológicas
     
  • Desenvolvimento e sistematização de protocolos de digitalização
     

A digitalização é uma das prioridades do setor têxtil nacional, como refere o presidente da ATP, Mário Jorge Machado, para quem “estamos num momento desafiante: a indústria 4.0 e o desafio digital, que vai introduzir a robotização e a Inteligência Artificial são uma oportunidade para os trabalhadores da nossa indústria”.

 

“A substituição do trabalho pesado e menos específico por máquinas vai colocar desafios que implicam novos conhecimentos e a libertação para tarefas dirigidas para a criatividade e a inovação”, disse ainda.

 

Além da Texfor, fazem parte do projeto a Agência de Competitividade da Empresa (Acció) e a Associação de Investigação da Indústria Têxtil (Aitex), ambas espanholas, o CITEVE e o município de Vila Nova de Famalicão pelo lado português, e as entidades francesas União das Indústrias Têxteis do Sul (Uit Sud) e o Instituto de Artes e Métodos (Icam).

 

 

Fonte: Modtissimo/Sudoe

Tem dúvidas?
outros conteúdos
Partilhe o site PT2020
Conheça o portal do Portugal 2020! Apoiamos o seu investimento. O sucesso do Portugal 2020 é decisivo para o futuro do nosso país.
Topo