A A A

29/04/2021

Tâmega e Sousa com rede de atendimento às vítimas de violência doméstica

A região do Tâmega e Sousa vai passar a dispor de uma rede de estruturas de atendimento e apoio às vítimas de violência doméstica, com apoio de fundos da União Europeia.

 

Os 11 gabinetes, um por cada município que integra a CIM do Tâmega e Sousa, estarão em funcionamento a partir de hoje, dia 29.

 

A criação destas estruturas de atendimento às vítimas de violência doméstica insere-se no âmbito da Operação 'Rede Intermunicipal e Integrada de Apoio à Vítima - RIIAV do Tâmega e Sousa', promovida pela CIM do Tâmega e Sousa e cofinanciada pelo PO ISE - Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, através do FSE - Fundo Social Europeu.

 

As estruturas destinam-se a atender as vítimas de violência doméstica e todas as outras pessoas que procurem apoio neste âmbito, assegurando-lhes apoio social, psicológico e jurídico, encaminhamento para apoio médico, com a colaboração das instituições do Serviço Nacional de Saúde, e encaminhamento para apoio social e formativo, através do sistema de proteção social.

 

Possibilitam o acesso a benefícios sociais adequados, bem como a programas de Formação Profissional, informação sobre a legislação em vigor aplicável e com interesse para a sua situação específica, garantindo segurança em todo o processo, através de proteção policial e do plano de segurança, explica fonte da CIM.

 

Este apoio, que é "gratuito e confidencial", pode ser prestado em qualquer um dos 11 gabinetes, independentemente do concelho de residência da vítima ou da pessoa que o procure.

 

Para o efeito, todas as estruturas de atendimento dispõem de uma equipa técnica multidisciplinar nas áreas do serviço social, de psicologia e de direito.

 

As 11 estruturas funcionarão de segunda a sexta-feira, podendo o horário ser adequado e acordado com as vítimas, de forma a possibilitar a conciliação com a sua vida profissional, pessoal e familiar.

 

Saiba mais aqui.

 

 

 

Fonte: CIM TS/POISE

Tem dúvidas?
outros conteúdos
Partilhe o site PT2020
Conheça o portal do Portugal 2020! Apoiamos o seu investimento. O sucesso do Portugal 2020 é decisivo para o futuro do nosso país.
Topo