A A A

04/01/2021

“Territórios de Pedra” com candidatura aprovada pelo CENTRO 2020

O Programa Operacional CENTRO 2020 aprovou a candidatura “Territórios de Pedra”, apresentada conjuntamente por Ansião, Figueiró dos Vinhos e Pombal, numa aposta na promoção cultural em rede.

 

O projeto irá desenvolver-se no âmbito dos três concelhos que integram esta parceria, tendo o Município de Ansião assumido junto da Autoridade de Gestão a liderança da candidatura e estatuto de entidade coordenadora desta rede de cooperação, que visa valorizar a pedra, enquanto elemento característico da nossa paisagem, assim como as tradições associadas que importa e urge valorizar.

 

O investimento de cerca de 300.000,00€ tem como objetivos valorizar o património cultural local ao nível da exploração da pedra, calcetaria, cantaria ou escultura, assim como promover cruzamentos artísticos contemporâneos que valorizem a memória e envolvam as comunidades e as novas gerações.

 

Irá assim, dinamizar o trabalho de programação cultural em rede, com impacto à escala regional, pela itinerância de projetos artísticos e dos grupos da comunidade envolvidos, e em simultâneo criar valor material, potenciando, desta forma, o turismo na região e criando um circuito de visitação intermunicipal através das peças escultóricas que irão ser criadas.

 

Desta forma, a iniciativa, não só promove a parceria entre municípios, como fomenta a dinamização, promoção e desenvolvimento do património cultural, enquanto meio de valorização, diferenciação e competitividade dos territórios.

 

 

 

Fonte: C.M.Ansião

Tem dúvidas?
outros conteúdos
Partilhe o site PT2020
Conheça o portal do Portugal 2020! Apoiamos o seu investimento. O sucesso do Portugal 2020 é decisivo para o futuro do nosso país.
Topo