Têxteis armazenam energia no projeto ‘SmarText4Estore’

Dez 14, 2020 | Sem categoria

O Projeto ‘SmarText4Estore’, cofinanciado pelo Programa Operacional COMPETE 2020, tem como objetivo a produção de uma nova geração de têxteis utilizando supercondensadores híbridos com elevado desempenho, durabilidade, flexibilidade, leveza e segurança.

 

«No projeto SmarText4Estore estão a ser desenvolvidos novos têxteis inteligentes para armazenamento de energia com base numa tecnologia inovadora de supercondensadores híbridos.

 

«Esta tecnologia surge como alternativa às baterias convencionais usadas em vestuário eletrónico e tecnologias “wearable” para fornecimento de energia a sensores de monitorização de sinais vitais, sistemas de iluminação, entre outros dispositivos eletrónicos flexíveis/portáteis, tendo por isso um vasto leque de aplicações», explica Clara Pereira, investigadora do LAQV/Requimte e responsável do SmarText4Estore.
 

Segundo a investigadora, a tecnologia que está a ser desenvolvida tem diversas vantagens, incluindo a elevada rapidez de carregamento, segurança para o utilizador, maior número de ciclos de carga e descarga, flexibilidade e leveza.

 

«Os fatores de diferenciação deste projeto são o tipo de nanomateriais híbridos que estão a ser desenvolvidos para conferir essas propriedades, assim como a utilização de processos de fabricação ecossustentáveis, escaláveis e de fácil transposição para a indústria têxtil», destaca Clara Pereira.

 

Entre as estratégias usadas estão o design de elétrodos têxteis, uso de eletrólitos ambientalmente sustentáveis, o desenvolvimento de têxteis utilizando supercondensadores com novas configurações e processos de fabrico de baixo custo e em grande escala.
 

De acordo com Clara Pereira, o ‘SmarText4Estore’, que conta com um apoio financeiro de 204 mil euros, concedido pelo COMPETE 2020, no âmbito do FEDER, deverá potenciar «o desenvolvimento de novas tecnologias de armazenamento de energia diretamente produzidas em substratos têxteis» e, ao mesmo tempo, promover «a inovação nos domínios da energia, têxteis e vestuário inteligente».
 

As soluções desenvolvidas poderão «vir a ser implementadas nas áreas da proteção individual, da saúde e bem-estar, do desporto e da moda», resume a investigadora.
 

O ‘SmarText4Estore’, que teve início em julho de 2018 e tem como data de término julho de 2021, é um projeto em parceria com o Instituto de Física de Materiais Avançados, Nanotecnologia e Fotónica, do Departamento de Física e Astronomia da FCUP, o laboratório associado LSRE-LCM, no Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, e o CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal.
 

 

Fonte: Compete2020